(Foto: Nelson Batista )
Os amantes do pedal, que trafegam diariamente pelas rodovias ou estradas no município de Vazante, devem ficar atentos aos riscos de acidentes durante a prática esportiva. O alerta também serve para trabalhadores que usam o transporte de duas rodas nas vias.
Conforme os órgãos de trânsito, os ciclistas estão entre os grupos mais vulneráveis a acidentes de trânsito. Por isso, o cuidado deve ser redobrado quando forem utilizar vias, onde o fluxo de veículos automotores for maior, durante o dia ou à noite.
Para prevenir acidentes, é necessário o uso equipamento de segurança que facilite a visualização do ciclista na via, especialmente à noite. A orientação é que esses usuários mantenham o deslocamento na borda da via, bem como distância de 1,5 m dos veículos no momento de ultrapassagens.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma opção para o ciclista, além da ciclovia ou ciclofaixa, é o acostamento. Portanto, caso esteja pedalando em uma rodovia, deve buscar este espaço. Por outro lado, quando não há acostamento, a opção é pedalar na lateral da via. Além disso, a preferência de circulação nestes casos é da bicicleta.
Fonte: Rádio Montanheza