De acordo com a PRF, o motorista do Peugeot não aguardou para cruzar o trevo e foi atingido lateralmente por uma carreta que seguia sentido João Pinheiro a Belo Horizonte. O impacto foi tão forte que a carreta, carregada com 35 toneladas de soja, arrastou o veículo por vários metros, atingindo um HB20 que seguia no sentido contrário. Um Fiat Uno, que vinha logo atrás, não conseguiu frear a tempo e acabou colidindo com a traseira do HB20.
Os quatro ocupantes do Fiat Uno, um homem, sua esposa e suas filhas, vindos de Belo Horizonte, não se feriram. O mesmo ocorreu com os ocupantes do HB20, que também eram quatro – um homem, sua esposa e seus filhos pequenos.
Já os ocupantes do Peugeot, o motorista e o passageiro, foram socorridos pelo serviço de resgate da VIA 040. A informação é de que o motorista teve o pulmão perfurado devido ao acidente e seu estado de saúde é grave.
O motorista da carreta, que estava intacto, relatou ter feito o possível para minimizar os danos, tendo em vista a carga pesada que transportava.