Brasil
Publicada em 31/05/23 às 12:47h
Servidores do IMA de Vazante e PO capturam Mais de 60 morcegos em força-tarefa contra a raiva em Presidente Olegário

Boa Nova FM

Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizaram capturas de Morcegos Hematófagos, da espécie Desmodus Rotundus, em comunidades rurais de Presidente Olegário. Nos dias 18 e 19 de maio, os servidores Ricardo Pinto Guimarães do Esec de Presidente Olegário e Emerson de Souza Boaventura do Esec de Vazante, capturaram e trataram com warfarina um total de 65 morcegos, sendo (63 machos e 2 fêmeas) que se encontravam em colônia de machos.

As capturas foram realizadas em 2 cavernas nas comunidades de PA Santa Maria e Fazenda Onça. O trabalho de captura tem o objetivo da prevenção da doença da raiva, já que esses animais são um dos responsáveis pelas transmissões da raiva animal que podem acometer todas as espécies de mamíferos.

Os morcegos tratados com a warfarina foram soltos no interior do abrigo, um indivíduo tratado mata em média 20 morcegos na colônia, por eles terem o hábito de lamber uns aos outros.

No estado de MG, os fiscais do IMA são os profissionais responsáveis pelo atendimento dos focos da raiva dos herbívoros, vigilância de áreas de risco, cadastro e monitoramento dos abrigos dos morcegos hematófagos.

Devemos alertar o produtor rural que, somente profissionais treinados e vacinados com a pré – exposição da vacina antirrábica e com EPIs adequados, que são autorizados a realizar a captura. Caso o produtor observe sinais de mordeduras nos animais e conheçam os abrigos dos morcegos, devem comunicar o escritório local do IMA.

Os produtores foram orientados a untar com pomada vampiricida, 3 cm entorno do local (ferida) onde os morcegos chuparam os animais, sempre depois das 17:00 hs. E realizar as vacinações nos animais susceptíveis contra a raiva.

Em caso de dúvidas, procurar o escritório do IMA, localizado na Praça Independência, nº 84 – Apt 01 – centro de Presidente Olegário.

Fonte: IMA/PO Notícias




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Almoçando com música
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados