Brasil
Publicada em 26/04/23 às 11:12h
Confira quais são os cinco golpes mais comuns enviados pelo WhatsApp

Boa Nova FM

 (Foto: Ilustrativa)

Todo brasileiro com o mais popular aplicativo de mensagens baixado no celular já recebeu alguma mensagem suspeita - e possivelmente com uma tentativa de golpe. São textos que chegam pelo WhatsApp e prometem um pouco de tudo: promoções imperdíveis em lojas ou restaurantes, formas fáceis de se ganhar dinheiro, empregos com salários altos… não há limites para os estelionatários. 

O Brasil é um dos países mais afetados pelos crimes cibernéticos e a ThreatX/Clearsale, empresa de segurança digital, mapeou quais são os golpes mais comuns direcionados aos usuários do WhatsApp. Confira quais são eles:

Golpe do Pix

O mais clássico dos golpes cibernéticos no Brasil. Estelionatários se passam por outras pessoas para pedir dinheiro emprestado. Normalmente isso é feito após uma clonagem do WhatsApp, mas há quem use artifícios menos sofisticados, dizendo “perdi meu celular e estou usando temporariamente esse número novo”. O melhor jeito de não cair nesse golpe é sempre falar com a pessoa por telefone antes de fazer uma transferência. 

Golpe do FGTS

Por meio de mensagens, golpistas “anunciam” que vai haver um novo saque para os trabalhadores com conta de FGTS e apresentam sites falsos, em que os usuários inserem todos os seus dados. Com essas informações, os estelionatários acessam a conta da Caixa e roubam o dinheiro em conta. Para não cair nesse golpe, não clique em links enviados nas mensagens suspeitas e certifique-se de que está acessando o site oficial do FGTS. Há um aplicativo específico do Fundo de Garantia que pode ser baixado gratuitamente. Importante também ficar atento aos canais oficiais da Caixa. 

Golpe do emprego de meio período

Enviado por SMS ou WhatsApp, o texto convida a pessoa para trabalhar em um emprego de meio período, oferecendo uma rentabilidade diária incompatível com a realidade - chegam a dizer que a pessoa pode faturar R$ 1.500 em um único dia.

Em alguns casos, a pessoa é convidada a comprar produtos e fazer avaliações com a promessa de ser remunerada por isso, mas acaba ficando sem os produtos comprados, sem reembolso e sem remuneração. Não compre gato por lebre, não acredite em promessas de renda fácil. 

 

Golpe do benefício social

Estelionatários criam sites falsos referentes a diferentes benefícios sociais, como Bolsa Família, com a intenção de roubar dados das pessoas. Não insira seus dados em sites antes de verificar se aquela página é oficial. Sobre o Bolsa Família especificamente, a inscrição para o programa deve ser feita presencialmente em uma unidade do CRAS. 

Golpe da promoção ou sorteio

Mensagens prometem promoções de marcas famosas que parecem imperdíveis. Mas na verdade são links para sites falsos que visam roubar dados pessoais das vítimas. Novamente, seja cauteloso. Não acredite em tudo que lê nem clique em links. Tire suas dúvidas no canal oficial da empresa para verificar se a promoção existe.

Fonte: o Tempo




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Domigão Sertanejo com Benedito Marques
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados