Um bebê de apenas um mês e meio morreu depois de se engasgar com leite na tarde deste sábado (22) em Patos de Minas. Ele chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Jardim Peluzzo, mas não havia mais o que ser feito. O corpo foi levado para o Instituto Medico Legal onde a causa da morte foi constatada.
De acordo com a Polícia Militar, uma viatura foi acionada para atender a ocorrência da morte de um bebê na UPA. Chegando no local, os militares se depararam com a família extremamente abalada. Ainda segundo informações da Polícia Militar, não foi possível constatar a causa da morte na unidade hospitalar necessitando assim de um registro de ocorrência para que o bebê fosse levado até ao Instituto Médico Legal.
Nós entramos em contato com a Prefeitura Municipal que nos encaminhou o seguinte posicionamento: "Informamos que o bebê já chegou à UPA, levado pela avó, sem sinais vitais. Foram executadas manobras de reanimação pela equipe médica, mas sem sucesso. Após ser atestado o óbito, foi solicitado o atendimento do IML, mas a autorização para o serviço é dada pelo delegado de Polícia Civil."
No Instituto Médico Legal, ficou constatado que o bebê de apenas um mês e meio morreu após se engasgar com leite. De acordo com o Corpo de Bombeiros, “em casos de bebê engasgado, é preciso colocá-lo de barriga para baixo, apoiado no braço e, este por sua vez, na perna. Se for líquido, essa posição já ajuda. Se foi obstrução por sólido, é preciso dar empurrões nas costas, com uma força dosada para o tamanho da criança”
Fonte: Patos Hoje