Brasil
Publicada em 11/04/23 às 07:55h
Ponte tombada pelo patrimônio histórico desaba com caminhão em Patos de Minas

Boa Nova FM

Um caminhão-basculante desabou em um ribeirão na tarde desta segunda-feira (10), na zona rural de Patos de Minas. A sorte é que o motorista não sofreu ferimentos graves. A ponte que é tombada pelo patrimônio histórico já passava por plano de recuperação. O veículo ficou com a cabine no alto e a carroceria no córrego. A Prefeitura de Patos de Minas lamentou.

O acidente com o caminhão ocorreu na ponte de madeira sobre o Ribeirão do Chumbo, entre o distrito de Major Porto e a comunidade de Santa Maria. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a ponte é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e está parcialmente interditada desde julho de 2022. No local, há duas placas de sinalização, uma na estrada que liga Major Porto a Horizonte Alegre e outra na via que liga Santa Maria a Horizonte Alegre. O limite permitido para usar a ponte é de 15 toneladas, devido às condições de estabilidade da estrutura.

Ainda de acordo com a Assessoria, desde a interdição, a prefeitura iniciou o levantamento do material e a análise do projeto (já existente) para a devida restauração da ponte, intervenção essa que precisa atender ao projeto original por ser um bem tombado. "O processo, inclusive com a contratação da mão de obra especializada, foi concluído no último mês, e o início da obra estava programado para os próximos 30 dias", informou.

A última intervenção na ponte foi realizada em 2021, quando executou-se o travamento com cabo de aço e o estaqueamento, estabilizando os arcos centrais. Também foi reparado o assoalho e trocado o madeiramento. Ressaltamos que a estrutura da ponte é um sistema em treliça monolítica complexa de manutenção, pois qualquer movimentação poderia comprometer a estrutura.

A Prefeitura terminou o comunicado reforçando o compromisso com a segurança e disse que já está tomando as medidas cabíveis para avaliar os danos e providenciar os reparos necessários à estrutura. A Defesa Civil também fará avaliação no local. Com a queda da ponte, a intervenção a ser feita ainda será definida levando em consideração o tombamento histórico.

A prefeitura ressalta a importância de respeitar as sinalizações de trânsito e a limitação das estruturas, especialmente no que se refere à preservação do patrimônio histórico e cultural do município.

Fonte: Patos Hoje




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados