Brasil
Publicada em 06/04/23 às 09:31h
Embriaguez ao volante: 13 mil motoristas são multados em Minas em 2023

Boa Nova FM

 (Foto: Ilustrativa)

Apenas nos três primeiros meses de 2023, em Minas Gerais, mais de 13 mil motoristas foram flagrados com sintomas de embriaguez, sob efeitos de substâncias psicoativas ou se recusaram a fazer o teste do bafômetro - prática utilizada, segundo especialistas, para evitar a constatação do consumo de bebidas alcoólicas. Isso quer dizer que, em média, 147 motoristas foram flagrados nesta situação por dia em solo mineiro. Com esse porcentual, 2023 vem registrando mantendo a média mensal dos últimos três anos.

No ano passado, foram registrados quase 47 mil casos envolvendo motoristas embriagados, sob influência de alguma substância psicoativa que causa dependência ou que se recusaram a soprar o bafômetro. Em 2021, foram quase 40 mil motoristas. Em 2020, foram de 33 mil. 

Os flagrantes cresceram cerca de 30%, comparando 2020 e 2022 - último ano com dados consolidados. Os números foram obtidos pela Itatiaia junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran). 

 

O diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego, Alysson Coimbra, destaca os riscos ao misturar álcool e direção.

"O álcool é uma substância que ela deprime o sistema nervoso central, prejudicando todas as nossas possibilidades de reação, de reflexo. O motorista adota comportamentos infracionais como excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas, avanço de sinal, transitar com velocidade incompatível, colocando em risco toda a coletividade."

O especialista faz um alerta sobre o dia seguinte a uma noite regada ao consumo exagerado de álcool.

"Portanto, previamente a um dia de viagem não há nenhuma contraindicação de fazer o uso do álcool desde que não dirija, mas que tendo esse compromisso para o dia seguinte, esse uso seja intercalado com hidratação, com alimentação para que o organismo possa minimamente metabolizar o mais rápido possível e que no dia seguinte a pessoa a tenha dormido bem e não tenha nenhuma ressaca, nenhum efeito colateral do uso abusivo do álcool."

Fonte: Rádio Itatiaia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Transmissão da Santa missa
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados