O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) autorizou a concessionária Rodovias do Triângulo a iniciar, a partir dessa sexta-feira (24), a administração do lote de rodovias da região, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias. A autorização vem após muita polêmica sobre os benefícios da concessão da BR 365 uma empresa privada e também de disputas na justiça federal envolvendo a rodovia.
No trecho de cerca de 150 quilômetros da BR 365, entre Patrocínio e Uberlândia, o acordo prevê a duplicação de 36,1 km da rodovia, construção de faixas adicionais e 40 quilômetros de acostamento, além de disponibilizar o serviço de atendimento hospitalar (SAH). Para este trecho, estão previstas 2 praças de pedágio, no km 521, em Patrocínio), e no km 600, já próximo a Uberlândia. O valor ficou fixado em R$11,48. A inclusão do trecho de Patos de Minas não foi mencionada. Até o mês de março, o DNIT ficará responsável pela administração e manutenção.
A empresa também terá outras rodovias na região. A concessionária passa então a ser a responsável pela exploração da infraestrutura, operação, manutenção, monitoramento, conservação, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço em 627,4 quilômetros de rodovias na região do Triângulo Mineiro, pelo prazo de 30 anos.
No total, serão investidos em torno de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários.
De acordo com o Departamento Estadual de Rodagem-DER, neste ano de 2023, serão realizados os trabalhos iniciais de correções e manutenção nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização, além da ampliação da segurança viária em toda extensão da malha concedida. Os investimentos serão feitos com soluções de engenharia de ponta, atendendo às características da região.
A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão das metas dos serviços iniciais ao longo dos trechos rodoviários, previstas para serem realizadas em nove meses.
A concessionária terá que dar ampla divulgação da data de início da cobrança da tarifa, seus valores, o processo de pesagem de veículos e outras informações pertinentes, inclusive sobre o sistema de atendimento ao usuário.
Confira as cidades e os trechos das rodovias transferidos para a Concessionária Rodovias do Triângulo:
16 municípios: Água Comprida, Araguari, Araxá, Conceição das Alagoas, Estrela do Sul, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Perdizes, Planura, Romaria, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia.
Malha rodoviária com extensão total de 627,40 km, compreendendo:
BR-452 – Entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-262 (Araxá)
CMG-452 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (B), em Uberlândia, e a MG-190 (Nova Ponte)
CMG-462 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (Patrocínio) e a BR-452 (A). Recomeça no cruzamento com a BR-452 (B) e termina no cruzamento com a BR-262 (Perdizes)
LMG-782 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (Monte Carmelo) e com a MG-190 (Iraí de Minas)
LMG-798 – Entre o cruzamento com a MG-190 (Nova Ponte) até Uberaba
LMG-812 – Entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-452, ainda em Nova Ponte
MG-190 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (Romaria) e a LMG 798 (Nova Ponte). O trecho de 2 km referente à Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte não compõe o Sistema Rodoviário
MG-427 – Entre os cruzamentos com a BR-050/BR-262, em Uberaba, e a BR-364 (Planura)
BR-365 – Entre os cruzamentos com a CMG-462 (Patrocínio) e o Anel Viário de Uberlândia (até março/2023 a manutenção e a administração da BR-365/MG serão realizadas pelo DNIT).
Fonte: Patos Hoje