Brasil
Publicada em 25/02/23 às 07:39h
MPT de Patos de Minas resgatou mais de 200 trabalhadores em condição análoga à de escravo em 2022

Boa Nova FM

Violações de direitos relacionados ao meio ambiente de trabalho e o Combate ao trabalho em condições análogas à escravidão, foram os assuntos mais recorrentes nos 86 procedimentos investigatórios instaurados pela Procuradoria do Trabalho no município de Patos de Minas, ao longo do ano de 2022.

Ações de combate ao trabalho análogo ao de escravo destacaram-se na rotina da PTM. Após uma série de operações, 207 trabalhadores foram resgatados entre 22 de agosto e 1 de setembro. As operações abrangeram os municípios próximos de Araxá, Patos de Minas, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Os trabalhadores estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho e moradia em colheitas de café, batata, alho e palha de milho. As operações são resultado de um trabalho conjunto realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/MG), Auditoria-Fiscal do Trabalho (AFT), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

Outro procedimento investigatório empreendido pela PTM resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que o empregador se comprometeu a pagar indenização por dano moral individual, a título de reparação, para um grupo de 72 trabalhadores por serem submetidos a condições degradantes de trabalho, na colheita de hortifruti e trabalho pecuário, em uma fazenda localizada Zona Rural do Município de Ponte Nova/MG, e residiam em Ponte Nova/MG e em Santa Juliana/MG.

Foi firmado, também, perante a PTM, um TAC no qual um produtor rural da região de Bonfinópolis de Minas (MG) se comprometeu a promover a devida segurança aos trabalhadores e a realizar ajustes nas frentes de trabalho, entre outros compromissos, após uma denúncia anônima que relatava que 40 trabalhadores estavam sem registro na carteira, sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sem banheiros e sem local para almoço e descanso.

A PTM Patos de Minas atua em mais de 40 municípios. Confira aqui se a sua cidade está no raio de atuação desta unidade do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais. Clicando aqui, você pode saber mais sobre a atuação da PTM.

Fonte: Patos Hoje 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Seleção músical Playlist
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados