Brasil Publicada em 25/10/22 às 13:56h
Criminosos usam nome de facção para extorquir vítimas em Vazante
|
Em um golpe que se alastra pelo Brasil, estelionatários usam o nome da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e tentam extorquir vítimas que atendem as ligações. Usando prefixos de outros estados, os criminosos ameaçam e pedem dinheiro para que elas não sejam mortas pela facção.
Em Vazante, já há cinco registros dessa modalidade de golpe. Os dados foram levantados pela Rádio Montanheza junto à Polícia Civil. A ação criminosa passa de estelionato à extorsão e as vítimas, na maioria, possuem perfis públicos em redes sociais.
De acordo com o delegado André Luiz, a PC trabalha com duas hipóteses. Em uma delas, os estelionatários buscam por vítimas em cidades onde ocorreram grandes apreensões de drogas, com ampla divulgação da impressa. Eles escolhem os perfis, entram em contato através dos telefones disponíveis e começam a fazer ameaças de morte, acusando as vítimas de serem informantes. A vítima, por ter conhecimento daquela informação sobre a apreensão, fica com medo e acaba fazendo o pagamento via PIX.
Vale ressaltar que recentemente houve uma apreensão na cidade com volume considerável de drogas.
Ainda conforme o delegado, a outra hipótese, menos provável, é que isso seja apenas uma coincidência.
A Polícia Civil confirmou que houve pagamentos, mas não precisou o valor total extorquido das vítimas. As ações criminosas vêm sendo investigadas e apontaram aumento dos casos nos últimos dias.
A orientação às pessoas é que, se puderem, não deixem os perfis públicos com informações pessoais. Caso seja contatado por um número desconhecido, fazendo ameaças e exigindo dinheiro, não repasse qualquer que seja a quantia e procure à polícia para relatar o caso.
Fonte: Rádio Montanheza FM
|
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Deixe seu comentário!
|
|
| |
Salada Musical com ANDRÉ LUIZ |