Segundo o site JP Agora, ambas as vítimas receberam o contato dos criminosos que disseram que precisariam das máquinas para instalar um pivô em uma fazenda na zona rural da cidade de João Pinheiro. Então, o primeiro empresário, após a assinatura de um contrato de locação e com o primeiro pagamento já na conta, levou até a propriedade rural uma mini carregadeira e um gerador de 195 KVA no dia 19 de setembro.
O restante do valor da locação seria paga ao empresário em dois pagamentos, nos dias 24 e 31 de setembro. Depois que constatou que os pagamentos não foram efetuados, a vítima resolveu voltar na fazenda para questionar os supostos locatários das máquinas. Infelizmente, ao chegar no local, constatou que as máquinas não estavam mais lá e visualizou, ainda, restos dos adesivos que plotavam as máquinas queimados no chão. O local estava completamente abandonado, quando então o empresário concluiu que havia caído em um golpe.
O outro empresário negociou com os criminosos nos mesmos dias da primeira vítima. Com os contratos devidamente assinados, ele enviou à fazenda uma pá carregadeira e uma retro escavadeira, ambos da marca Caser. As duas máquinas também sumiram. A polícia foi comunicada e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Se somado, o prejuízo dos empresários pode chegar a R$1.000.000,00 (um milhão de reais). Qualquer informação que leve ao paradeiro das máquinas deve ser repassado imediatamente às autoridades policiais pelo 190 ou 181.