
(Foto: Divulgação )
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na tarde de segunda-feira (8), os dados atualizados da Varíola dos Macacos em Minas Gerais. O estado de Minas Gerais registrou 102 casos de Varíola dos Macacos confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Nessa atualização divulgada pela SES, a cidade de Patrocínio aparece com 1 caso suspeito. Outras cidades da região como Carmo do Paranaíba, Ibiá, Presidente Olegário, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.
Dessas 7 cidades, o único município com caso positivo é Uberlândia que tem 1 caso e 5 descartados e 9 suspeitos totalizando 15 notificações.
Segundo a Secretária de Estado de Saúde, outros 195 casos foram descartados, 355 são suspeitos e 4 casos foram classificados como prováveis.
Um caso confirmado para varíola dos macacos que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clinicas graves evoluiu para óbito em 28/07. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.
A SES-MG informa que, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas.
Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.
A SES-MG informa ainda que o município de Betim registra até o momento um caso confirmado para Varíola dos Macacos. Após revisão, a unidade de saúde notificante de um segundo caso alterou o município de residência para Contagem.
A Secretaria destaca que os dados relativos a notificações de Monkeypox são extraídos do sistema Redcap, do Ministério da Saúde e são dinâmicos e sujeitos a revisões.
Fonte: Redcap.