Quinze pacientes diagnosticados são da capital, dois de Sete Lagoas e um de Governador Valadares. A doença foi confirmada após exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os infectados estão estáveis e em isolamento domiciliar.
Dos casos, dois retornaram de viagem ao exterior e 15 de viagem recente a São Paulo. O local de contaminação de um deles ainda está em investigação.
Sintomas
Febre, dor de cabeça, dores musculares, linfonodos inchados, calafrios e exaustão são os sintomas iniciais da doença. Além disso, podem surgir lesões na pele semelhantes à catapora ou sífilis, que se desenvolvem no rosto e depois se espalham pelo corpo.
O contágio ocorre, geralmente, por meio de gotículas expelidas por uma pessoa ou animal infectado. O contato com materiais contaminados também pode ser uma forma de contágio.
O período de incubação da doença ocorre, na maioria das vezes, entre seis e 13 dias, no entanto, também pode variar entre cinco e 21 dias. Por isso, o período de isolamento deve ser de 21 dias.