Os agentes da Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica prosseguem com as visitas domiciliares para orientar a população e fazer os procedimentos de inspeção nas residências e estabelecimentos comerciais da cidade.
Conforme levantamento do órgão, o município já registrou 46 casos notificados de dengue desde o início deste ano até a última segunda-feira, dia 27. Foram 11 casos confirmados, 16 descartados e 19 sem justificação, ou seja, ainda aguardando resultado de análise laboratorial.
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando várias ações visando conter a disseminação da dengue na cidade. Recentemente, o órgão promoveu uma palestra na escola estadual Professor Antônio Ribeiro buscando o engajamento dos estudantes no trabalho de conter a proliferação do mosquito transmissor da doença. Outras ações com o mesmo objetivo também ocorreram nos demais estabelecimentos de ensino.
No início deste mês, a Divisão de Serviços Urbanos encerrou o Mutirão de Limpeza e Combate a Dengue, com foco na retirada de lixo e materiais descartáveis de lotes vagos e domicílios, principalmente objetos que podem acumular água e servir de criatório para o mosquito da dengue.
O mutirão aconteceu na cidade e nas vilas Santo Antônio e Buriti, resultando na coleta e retirada de quase 20 caminhões de lixo e materiais que foram descartados de forma adequada, conforme determina a legislação ambiental.
A batalha contra o Aedes Aegypti exige o esforço conjunto dos profissionais de saúde e de toda a comunidade, para que a população não fique exposta ao risco de dengue, Zica e Chikungunya, doenças que causam graves sequelas e podem até matar.