A chegada dos
aplicativos bancários aos celulares tornou o dia a dia muito mais fácil. Só
que, ao mesmo tempo, atraiu criminosos. Eles obtêm o dispositivo em furtos ou
roubos e, em seguida, começam a fazer tentativas de realizar transações no
aplicativo de banco instalado no aparelho.
Muitas vezes, conseguem facilmente.
Confira, a seguir, dicas que podem ajudar a proteger seus aplicativos
financeiros.
1 – Não use data de aniversário como senha
Se o ladrão tiver os documentos da
vítima, pode usar os dados de documentos pessoais para tentar desbloquear o
aparelho ou acessar aplicativos. Outra opção é encontrar essas informações no
próprio celular, em mensagens, SMS, e-mails, documentos e outros.
2 – Não adote combinações fáceis
Um levantamento da Nordpass indica que
a senha "123456" é a mais usada do mundo: só em 2020, mais de 2,5
milhões de pessoas tiveram dados expostos na internet por usar essa combinação.
Outras sequências simples de números também aparecem entre as piores senhas.
3 – Não use o mesmo código em diferentes serviços
Assim que descobre uma senha, o
golpista tenta usá-la em outros apps no celular da vítima. Isso inclui e-mail,
aplicativos de banco, plataformas de compras e assim por diante.
4 – Não anote a senha do banco no celular
Com tantas senhas para lembrar, algumas
vítimas deixam os códigos anotados no bloco de notas ou no e-mail. Dessa forma,
podem ser facilmente descobertas por criminosos.
5 – Mantenha os sistemas atualizados
Os programas instalados no celular
devem ser mantidos sempre atualizados para que garantir que vulnerabilidades já
descobertas estejam corrigidas. Vale, então, habilitar a opção de atualização
automática de apps.
É fundamental, então, evitar esses
fatores. Defina senhas robustas, sem relação com seus dados pessoais, não use o
mesmo código repetidamente, não as deixe anotadas em local de fácil acesso e
garanta que as ferramentas instaladas no aparelho estejam sempre em sua versão
mais recente.
Configuração de nova senha
Quando a senha não é fácil nem está anotada
no próprio celular, é possível criar uma nova facilmente. Isso porque muitos
bancos utilizam o e-mail informado pelo usuário em caso de necessidade de
recuperação de senha. E é bem comum que esse e-mail esteja ali no próprio
aparelho e já conectado.
Os ladrões, então, têm acesso aos
passos seguintes e entram no app legitimamente. E, se for preciso confirmar
dados pessoais da vítima (como nome e CPF), eles procuram as informações em
mensagens, SMS, e-mails, documentos e outros.
Uma boa dica é anotar o IMEI do
aparelho (um número único de identificação, como se fosse um CPF) e guardar em
local seguro. Se o dispositivo for roubado, furtado ou perdido, vale entrar em
contato com a operadora e pedir o bloqueio do celular. Assim, não vai ser
possível fazer transações nele.
Para descobrir o IMEI, digite *#06# na
área de ligações. A função serve para qualquer telefone. Sempre saia de casa
com essa informação em local seguro, mas de fácil acesso, caso seja necessário
agir com urgência.
Fonte: Rádio Itatiaia