A
rodovia está interditada desde 10 de janeiro, devido às fortes chuvas na época.
Após 5 meses, as obras de recuperação da MG –
354- Porfírio Rodrigues Rosa entre os quilômetros 152 e 153 avançam no município
de Presidente Olegário
A via teve dois afundamentos no dia 10 de
janeiro deste ano, devido as fortes chuvas, nesta data caíram 200,5 milímetros
de chuva em Presidente Olegário, sendo o município que teve o maior de volume
de chuva no Estado de Minas Gerais, causando vários estragos.
Desde a interdição os usuários sofrem com os
desvios e rotas alternativas, onde a maioria delas não tem pavimentação
asfáltica. A Prefeitura de Presidente Olegário abriu um desvio o que “facilitou
a trafegabilidade” posteriormente o Ministério Público entrou com uma ação na
Justiça cobrando celeridade da obra que beneficia várias cidades que utilizam a
via, sendo uma média de 7 mil veículos dia.
A novela se arrasta à meses, após idas e
vindas; audiências entre Justiça, Ministério Público, DER – MG e Prefeitura,
ficou acertado que o órgão estadual assumiria o desvio construído pela
Prefeitura e veículos pesados e longos sentido Presidente Olegário à Patos de
Minas passaria pelo desvio construído pelo Estado com siga/pare.
Com o passar dos meses, e o tempo seco as
obras avançaram. No afundamento no km 152,5 o ponto de ruptura já foi
reconstituído e aguarda o revestimento asfáltico.
Já no outro afundamento no km 153,2 já
foi construído um novo
bueiro e a obra está em fase de compactação do novo corpo de
aterro.
Entre os quilômetros 152 e 153 da via, que
ocorreu deslizamento de terra, será erguido um muro de arrimo em gabião, medida
que vai propiciar maior segurança aos usuários da da rodovia.
O Departamento de Edificações e Estradas de
Rodagem de Minas Gerais (DER–MG) não divulgou o tempo
que as obras estarão prontas para devolver a trafegabilidade total aos
usuários.
Nota do Departamento de Edificações e
Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER–MG)
Nas obras de recuperação da MG-354 as equipes
trabalham com força total e um dos pontos da ruptura – localizado no km 152,5 –
foi reconstituído.
No km 152,5 o corpo de aterro foi recomposto,
foram executadas as camadas de base e sub-base, aguardando apenas o
revestimento asfáltico.
No outro ponto de ruptura, localizado no km
153,2 já foi executado um novo bueiro e a obra encontra-se em fase de
compactação do novo corpo de aterro Entre as duas intervenções, também estão
sendo executados os serviços de melhoramento da estabilidade do talude, no
local será erguido um muro de arrimo em gabião, medida que vai propiciar maior
segurança aos usuários da rodovia.
Em todos os segmentos recuperados também será
refeito o sistema de drenagem e, após a conclusão da pavimentação, será
implantada a sinalização horizontal e vertical. Assessoria de Comunicação
Social DER-MG.
Fonte: PO Hoje