(Foto: ilustrativa/internet)
O chamado golpe do motoboy, que consiste em
enviar um suposto funcionário do banco para buscar cartões das vítimas para
averiguação, tem crescido em diferentes regiões do País.
Por telefone, o golpista se identifica como
funcionário da instituição financeira, diz à vítima que seu cartão
provavelmente foi clonado porque há compras suspeitas em seu nome e que por
isso será necessário cancelá-lo. Assim, ele consegue os dados do cliente, cartões
e senhas para fazer saques, compras ou realizar empréstimos.
Informações levantadas pela Rádio Montanheza 93.5 FM
apontaram que houve, recentemente, mais de uma ocorrência desse tipo de crime
na cidade. Nesta quinta-feira (12), por exemplo, um caso foi registrado em
Vazante. A informação foi confirmada pela Polícia Civil e Polícia Militar.
Foram feitos pagamentos utilizando o cartão, causando prejuízo de
aproximadamente R$ 17 mil reais à vítima.
As agências bancárias, consultadas pela
reportagem, não confirmaram oficialmente a ocorrência de golpes contra clientes
por causa da privacidade e sigilo para com eles.
O crime é bastante comum e está ocorrendo em
todo o território nacional. É importante frisar que as instituições financeiras
não enviam funcionários para fazer coleta de documentos, cartões ou qualquer
tipo de operação em domicílio, muito menos enviam motoboys para buscar.
A recomendação é que o cliente nunca entregue
seu cartão a ninguém e jamais informe sua senha por telefone ou responda a uma
mensagem de e-mail
ou Whatsapp.
Em caso de dúvida, ele deve procurar diretamente a agencia para
esclarecimentos.
A pessoa que for vítima de golpe deve
registrar um Boletim de Ocorrência Policial. Além disso, pode fazer uma
reclamação no Procon do
município.
Fonte: Rádio Montanheza