Conforme o governo estadual, assim como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o pagamento da taxa de renovação e licenciamento dos veículos pode ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB, Banco Postal e Santander), por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo.
Há também a opção pela emissão do Documento de Arrecadação (DAE) no site da Secretaria de Estado de Fazenda.
Sanções por descumprir o pagamento
De acordo com o Governo de Minas, o não pagamento da taxa ou a quitação em atraso resulta em multa e juros da Selic (Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia).
Os valores são: multa de 0,15% ao dia (até o 30º dia), multa de 9% (do 31º até o 60º dia) e multa de 12% (a partir do 61º dia).
Para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) junto ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), é preciso estar em dia com a TRLAV, com o IPVA e eventuais multas de trânsito.