Brasil
Publicada em 16/02/22 às 20:11h
Dicas de segurança disponibilizadas pelo destacamento PM Guarda-Mor

Boa Nova FM

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

·      Em caso de emergência, acione a Polícia Militar via 190 ou desloque-se até a delegacia de mulheres.

·      Registre boletim de ocorrência, citando testemunhas que presenciaram ou tenham conhecimento do fato.

·      Represente criminalmente na delegacia contra o agressor e faça o exame de corpo de delito.

·      Solicite medida protetiva de urgência. Caso não a receba em até 10 dias, compareça ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

·      Solicite encaminhamento para o abrigo destinado às vítimas de violência doméstica, caso esteja se sentindo insegura após o registro da ocorrência.

·      Diante de qualquer descumprimento das determinações judiciais, registre um boletim de ocorrência imediatamente, para que a sua medida protetiva tenha eficácia.

 

COMERCIANTES

·      Elabore projetos de segurança com seus vizinhos comerciantes, para que possam fazer a vigilância mútua. Infratores aproveitam a oportunidade para agir.

·      Instale em seu comércio fechaduras e travas de qualidade.

·      Guarde suas mercadorias em local seguro. Nunca deixe quantia em dinheiro à mostra.

·      Evite deixar dinheiro nos caixas, restrinja apenas a quantia que for necessária.

·      Não instale o caixa na entrada do estabelecimento comercial. Isso atrai infratores, pois a fuga é facilitada.

·      Evite deixar no comércio apenas um funcionário. Enquanto um infrator desvia sua atenção, o outro furta mercadorias e dinheiro.

·      Oriente seus funcionários e clientes. Bolsas e sacolas são grandes atrativos para os infratores.

 

ZONA RURAL

·      Vistorie periodicamente a sua propriedade, verificando cercas, animais e possíveis sinais que indiquem a presença de estranhos.

·      Não desmate sem autorização. Tais procedimentos são incorretos e causam sérios prejuízos. O desmate impede a penetração e retenção de água no solo, diminui o volume de água nas nascentes, acelera a erosão, provocando o assoreamento de lagos, córregos e rios, desliga as linhas de transmissão de energia elétrica e causa incêndios incontroláveis.

·      Dispositivos eletrônicos de segurança como alarmes e portões eletrônicos e sistemas de comunicações como telefone e rádio, são bons inibidores de criminosos.

·      Coloque cadeados nas porteiras e portões de acesso. Transporte cargas de preferência, durante o dia, evitando paradas na estrada ou rodovia.

·      Evite deixar visíveis máquinas, implementos agrícolas, ferramentas ou quaisquer objetos de sua propriedade, procurando mantê-los trancados em locais seguros.

·      Evite manter armas em sua propriedade, caso não possua treinamentos e habilidade suficientes para o correto manuseio. Caso contrário, poderá expor sua família a um maior risco, ao invés de proporcionar segurança a ela.

 

PROTEJA SUA CASA

·      Esteja alerta a presença de suspeitos nas imediações de sua residência, principalmente nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída.

·      Fique atento às pessoas que prestam serviços residenciais e públicos, exija identificação.

·      Ao atender estranhos mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora.

·      Procure formar uma rede de vigilância comunitária para que haja observação mútua de residências.

·      Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Alvorada Sertaneja com Sandro Silva
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados