Brasil
Publicada em 15/02/22 às 13:43h
Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica destaca a prevenção contra o caramujo-gigante-africano

Boa Nova FM

O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é oriundo da África. Ele também é chamado de acatina, caracol-africano, caracol-gigante, caracol-gigante-africano, caramujo-gigante, caramujo-gigante-africano ou rainha-da-África.

Esse animal pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica. Fonte: “Brasil escola”.

Doenças causadas

Doenças do trato gastrointestinal: o caramujo é um molusco capaz de causar inúmeras patologias. Dentre elas, a angiostrongilose abdominal. Essa doença tem sintomas semelhantes ao de uma apendicite, porém provoca perfuração intestinal. Esse mesmo animal pode causar, também, úlceras estomacais.
Meningite: Atualmente descobriu-se que caramujos também são responsáveis pela transmissão de um tipo de meningite chamada eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral. Os moluscos são como um ambiente de desenvolvimento para as larvas causadoras dessa doença. Somente quando elas chegam a fase adulta é que são capazes de infectar vertebrados como os seres humanos.

Esta infecção se dá não somente pela ingestão do próprio caramujo, mas também pelo contato com o muco liberado pelo animal.

Esquistossomose: Causada pelo parasita Schistosoma mansoni cujo principal hospedeiro intermediário são os caramujos. Ela pode ser considerada a que mais aflie os seres humanos já que os mesmos são os hospedeiros definitivos para o parasita completar seu ciclo vital. A verminose tem números mais alarmantes em regiões onde o saneamento básico não é o ideal.

Para eliminar completamente o molusco, a divisão de Vigilância em Epidemiologia orienta: Calçar luvas e catar todos os caramujos encontrados com as mãos devidamente protegidas. E procurar os agentes epidemiológicos para dá  destino final de maneira segura.

Fonte: Rádio Montanheza 


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Seleção músical Playlist
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados