(Foto: Pixabay)
O site do Banco
Central em que pessoas e empresas podem consultar se possuem valores esquecidos
em instituições financeiras entrou no ar na noite desse domingo
(13) embora estivesse programado para funcionar a partir do dia seguinte.
O Sistema Valores a Receber já pode ser consultado no endereço
valoresareceber.bcb.gov.br. Basta informar o CPF ou o CNPJ e a data de
nascimento da pessoa ou a de abertura da empresa.
Caso tenha
valores a receber, o usuário será informado sobre a data e o período para
consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Para dar andamento no
processo, será necessário estar cadastrado na plataforma gov.br, do governo
federal.
A divisão de agendamentos se dará de acordo
com o ano de nascimento - para pessoas físicas - ou de criação da empresa -
para pessoas jurídicas. Para datas de nascimento ou criação antes de 1968, o
período de agendamento de consulta e resgate será entre 7 e 11 de março, com
repescagem no dia 12. Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o
intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19. Já para pessoas
nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento ficará entre 21 e 25 de
março, com repescagem no dia 26. Usuários que perderem a data do agendamento
original e a repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo
existente a partir de 28 de março.
O Sistema
Valores a Receber foi aberto para consultas pela primeira vez no fim de janeiro
no site do Banco Central, mas saiu do ar horas depois por causa da altíssima
demanda.
Fonte: Rádio Itatiaia