(Foto: Polícia Militar/ Divulgação )
Do dia 21 ao dia 31 de Janeiro de 2022, a Polícia Militar desencadeou nas cidades de Guarda-Mor, Vazante, Paracatu, João Pinheiro e Brasilândia de Minas, a Operação Janeiro Seguro. A finalidade da operação foi intensificar as atividades de polícia ostensiva em suas diversas modalidades, visando à preservação da ordem pública, a integridade das pessoas e do patrimônio, impedir o surgimento de crimes violentos, e buscar a redução da criminalidade em toda a área do 45º BPM.
De forma geral a proposta de metas da operação foi cumprida sendo que houve redução nos crimes violentos em 20%, comparado ao mesmo período do ano de 2021. O crime de furto, que é um crime que também recebe muita atenção da Polícia Militar, teve uma redução significativa de 22 %, também comparado ao mesmo período do ano anterior. Uma outra meta importante e que foi batida durante essa operação, diz respeito à apreensão de armas de fogo, 8 armas de fogo foram apreendidas ao longo desses dias, o que representa um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 5 armas foram apreendidas.
A operação, além de ter sido bem sucedida em seus resultados estatísticos, contribui sobremaneira para aumentar a sensação de segurança da comunidade e comunicar à população que a polícia está cuidando para que o crime diminua cada vez mais em nossas cidades.