Brasil
Publicada em 02/02/22 às 08:29h
Barragem rompe na zona rural em Paracatu

Boa Nova FM

 (Foto: Polícia Ambiental)

A Polícia Militar Ambiental (PMA), registrou na tarde desta terça-feira (1) um rompimento de barragem de água após denúncias anônimas em Paracatu.

 

O rompimento aconteceu em uma fazenda na região traíras, na zona rural do município no início do mês de janeiro de  2022, em virtude das fortes chuvas que caíram na região; contudo o rompimento não foi comunicado aos órgãos ambientais.

Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário da fazenda, estava fazendo reparos por meio de uma força tarefa emergencial para conter os danos causados pelo o rompimento da barragem, que danificou e rompeu outras duas barragens, a jusante no interior da fazenda.

O rompimento provocou carreamento de solo e outros detritos e provocou ainda danos na vegetação de vereda, buritis e outras árvores de espécies nativas do cerrado, nas áreas úmidas ou brejeiras. O gerente da fazenda confirmou o rompimento da barragem e disse que ocorreu em virtude do grande volume de chuvas no início do ano.

De acordo com a polícia ambiental, os trabalhos de reparos já estavam concluídos em dois barramentos, e os reparos de um terceiro estava em andamento.

O gerente ainda afirmou aos policiais que não houve vítimas, apenas danos na vegetação e na fauna aquática, uma vez que, em uma das barragens era criatório de peixes exóticos , espécimes como tilápia, carpa, etc.

O gerente ainda declarou a polícia ambiental, que não fez a comunicação do rompimento da barragem ao núcleo de emergência ambiental e a defesa civil, por não saber, ou conhecer a obrigação do comunicado.

Durante a vistoria na fazenda, em um dos barramentos, funcionários em tratores e caminhões estavam trabalhando para restabelecer e recuperar a barragem.


Fonte: Paracatu News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Almoçando com música
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados