Brasil
Publicada em 11/01/22 às 09:01h
Rio Paranaíba chega a 10,3 metros acima do normal e inunda parte de bairros em Patos de Minas; prefeito se reúne com forças de segurança

Boa Nova FM

O limite da régua usada para a medição do nível do Rio Paranaíba em Patos de Minas foi ultrapassado na tarde desta segunda-feira (10). Segundo o Corpo de Bombeiros, a água atingiu cerca de 10,3 metros acima do normal. A partir de agora, apenas valores aproximados para o volume do rio poderão ser obtidos. 


cidade está em situação de emergência desde o último sábado (8) devido à cheia do rio, que já obrigou pelo menos seis famílias a deixarem as casas. Em meio à crise, o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), se reuniu durante a manhã com os bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar para orientar e avaliar as ações das forças de segurança no período de chuvas.

Em entrevista ao MG1 da TV Integração, nesta segunda-feira, o prefeito falou sobre o encontro e comentou sobre os danos causados pela inundação.

"Os prejuízos estão evidentes, com as rodovias da região todas prejudicadas, estradas rurais e pontes debaixo d'água, barrancos cedendo. Neste momento, [o que faremos] é priorizar a vida das pessoas e suas moradias", afirmou.


A Prefeitura já colocou uma quadra e uma escola à disposição dos moradores em caso de necessidade de abrigo.


Também há relatos de moradores em comunidades rurais que têm tido dificuldades para deixar as casas. Ainda segundo Falcão, durante a reunião foram discutidas ações de assistência social, como a compra de colchões e outros materiais para as famílias que podem ser desalojadas.

"Pode ser que ninguém precise desse tipo de ajuda, mas precisamos nos prevenir", disse.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva para todo o mês de janeiro em Patos de Minas era de 287 mm. No entanto, essa marca foi atingida no domingo (9), quando chegou aos 287,1 mm de chuva.

Em comunicado divulgado pela Polícia Militar, foi feito um balanço dos impactos chuva na cidade até as 19h desta segunda-feira:

·        Seis imóveis que estavam com risco a segurança dos moradores já foram desocupados na Rua Carmo do Paranaíba;

·        Inundações foram registradas em alguns imóveis nos bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa;

·        No Bairro São José Operário o Rio Paranaíba transbordou, mas não há risco de que residências sejam alcançadas;

·        No Bairro Santa Luzia há risco de inundação, que se aproximam das residências;

·        No Bairro Copacabana não há risco de inundação de imóveis;

·        As ruas Lázaro Alves Neto, Vitória da Conquista e Bahia foram atingidas pelas águas do Córrego Monjolo e do Rio Paranaíba, mas sem riscos aos imóveis.

Ainda conforme o Município, os pontos críticos são monitorados constantemente pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Obras está com máquinas e caminhões prontos para atenderem possíveis desabrigados, queda de árvores, danos em estradas rurais e urbanas, drenagem e deslizamentos.

Pontos críticos com possibilidade de inundações e alagamentos:

·        Região do Córrego do Monjolo;

·        Avenida Fátima Porto, na região do cruzamento com a Avenida Piauí;

·        Imediações da Lagoa Grande e rodoviária;

·        Proximidades do Hospital Regional;

·        Avenida Juscelino Kubitscheck Oliveira, em frente a São Cristóvão.

Com a cheia, no sábado, a água se aproximou ainda mais da ponte da Avenida Joaquim Fubá, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. O Corpo de Bombeiros alerta aos motoristas e pedestres para que redobrem a atenção ao transitarem sobre o local.

Reunião

Segundo comunicado emitido pela Prefeitura, no encontro desta segunda-feira também ficou definida a estruturação do Sistema de Comando em Operações (SCO), que unirá as três forças de segurança para tomar medidas conjuntas durante as chuvas nas cidades de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e Presidente Olegário.

Durante a reunião, a secretária de Educação, Sônia Silveira, detalhou que 10 salas da Escola Municipal Frei Leopoldo foram reservadas para receber os desalojados. Os banheiros da unidade foram inspecionados e reparados. Como precaução pela contaminação por Covid-19, as famílias ficarão em salas separadas.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social visitará os imóveis para onde as pessoas que já foram desalojadas estão para saber o que é preciso fornecer em termos de alimentação, vestuário e outros itens. Um agente de saúde também irá aos locais para verificar o cartão de vacina dos moradores.

Ainda conforme a Prefeitura, já existe uma reserva técnica com mais de 140 cestas básicas para ceder aos desalojados caso seja necessário neste primeiro momento.

 Fonte: G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Seleção músical Playlist
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados