Brasil
Publicada em 13/10/21 às 12:49h
Paracatu decreta estado de calamidade pública devido à estiagem e ao baixo volume dos reservatórios que abastecem a cidade

Boa Nova FM

 (Foto: Boa Nova FM)

Decisão foi tomada após um parecer da Defesa Civil; segundo o prefeito de Paracatu, Igor Santos (DEM), a partir desse decreto, a cidade tem mais poder de ação e cobrança em relação à falta d’água.

O Município de Paracatu está em estado de calamidade pública devido à estiagem e a crise no abastecimento de água. O decreto foi publicado no dia 22 de setembro, quando os reservatórios da cidade estavam em “baixos níveis”, com 45 centímetros de profundidade.

A decisão foi tomada após um parecer da Defesa Civil. Segundo o prefeito de Paracatu, Igor Santos (DEM), a partir do decreto de calamidade pública, a cidade tem mais poder de ação e cobrança em relação à falta d’água.

“A situação que agora se avizinha é grave e temos consciência de que podemos sofrer fortemente com a falta d’água. No que depender da gestão, a Copasa não terá um minuto de descanso”, comentou o prefeito.

Atual situação

Na última sexta-feira (8) o nível registrado foi 3 cm menor, com 42 cm de profundidade. Porém, houve uma chuva na cabeceira do rio e uma nova medição será realizada para averiguar a situação.

O que diz a Copasa

g1 procurou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para saber como está a situação do fornecimento de água em Paracatu. Em nota, a companhia disse que “o abastecimento de água na cidade de Paracatu está sendo feito normalmente. A Companhia reforça que monitora constantemente os níveis de seus reservatórios e que as recentes chuvas têm contribuindo para a recuperação dos mesmos”.

Decreto

O estado de calamidade é o nível mais grave de atenção possível, em âmbito municipal. Segundo o decreto, ele ocorre devido à situação de emergência provocada pelo “desastre natural climatológico”, causado pela estiagem e os baixos índices de chuva no município.

O documento é valido por 180 dias, a partir da data de publicação, no último dia 22 de setembro.


Fonte: G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Seleção músical Playlist
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados