Brasil
Publicada em 24/08/21 às 18:59h
PARACATU TEM PRIMEIRO CASO DE VARIANTE DELTA CONFIRMADO

Boa Nova FM

 (Foto: Boavistafm)


A suspeita a respeito da Variante Delta foi informada pela GRS Unaí no período da tarde do dia 20 de Agosto de 2021. O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais identificou que em uma das amostras de exame RT-PCR Sentinelas enviadas para FUNED foi positiva para VOC Delta. Na mesma data (20/08) foi realizada a investigação do caso e a rastreabilidade dos contatos.

Trata-se de paciente do sexo feminino, 30 anos, gestante e imunizada com as duas doses da vacina. Apresentou sintomas no dia 05 de Agosto de 2021, teve exame coletado no dia 09 de Agosto com resultado no dia 12. A mesma esteve em isolamento domiciliar no período de 05 a 15 de Agosto. Tendo contato anterior domiciliar e de trabalho.

A paciente apresentou sintomas leves de gripe e foi afastada do trabalho, todos os contatos domiciliares estavam sintomáticos leves e apenas um testou positivo para Covid 19. Os contatos de trabalho que apresentaram sintomas gripais posteriores tiveram resultados negativos.

O caso é um provável contato domiciliar que se deu por caso importado (outro Estado) onde não foi detectado disseminação para outros contatos e devido ao tempo de transmissibilidade outras pessoas não apresentaram sintomatologia. Todavia, para conclusão do caso foi enviado para as autoridades estaduais relatório de investigação para acompanhamento conjunto com o Município.

Números atualizados de vacinação

Paracatu tem obtido um avanço significativo no fluxo de vacinação atingindo hoje (24) o número de 71.271 doses aplicadas.  Nessa semana encerraremos a aplicação em pessoas com 26 anos e até o fim da próxima semana a previsão é vacinar jovens até os 18 anos, além da aplicação das segundas doses previstas.

Baixo índice de ocupação Hospitalar

Com a marca de 11.830 casos recuperados de Covid-19, o que equivale a aproximadamente 97% dos casos, temos um baixo índice de ocupação nos hospitais de Paracatu. No Hospital Municipal apenas 30 % dos leitos de UTI estão ocupados e 09% dos leitos de enfermaria. Já na rede particular não há internações.

O baixo índice de ocupação hospitalar demonstra que mesmo com o caso de Variante Delta confirmado os indicadores da pandemia estão estáveis.

Essa estabilidade reforça a efetividade da vacina no combate de casos graves da doença. Até mesmo contra a Variante, fato que já foi comprovado pela Organização Mundial de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que mesmo com a estabilidade e com o avanço da vacinação a pandemia ainda não acabou, portanto é importante que se mantenha todas as medidas de prevenção, distanciamento social, uso correto das máscaras e higienização das mãos com álcool em gel. Unindo forças conseguiremos vencer a pandemia.

Fonte: Boa Vista Fm




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Manhã de Sucessos com ANDRÉ LUIZ
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados