(Foto: Patos Notícias)
A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas foi inaugurada neste sábado (7) com a promessa de oferecer atendimento médico de qualidade para 33 municípios que integram a macrorregião noroeste.
O atendimento começará na terça-feira, 10 de agosto, com 20 UTIs e 12 leitos clínicos, exclusivos para COVID-19. Serão 9 UTIs adulto e 12 leitos clínicos para pacientes no geral. Até o primeiro bimestre de 2022, estará em funcionamento o bloco cirúrgico, UTI neonatal e hemodiálise.
O governo de Minas Gerais vai destinar R$ 10,75 milhões em recursos para adquirir equipamentos. Eles serão comprados através de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, sendo cardioversores, ultra-som portátil, dispositivos de anestesias, incubadoras, oxímetros, respiradores, dentre outros. Os aparelhos vão permitir a abertura do centro cirúrgico e da maternidade.
Durante pronunciamento, Zema defendeu a gestão de hospitais públicos por organizações sociais e justificou dizendo que na administração pública existe muita burocracia, como o processo licitatório.
O hospital foi instalado, numa parceria entre a Associação Beneficente Dr. Paulo Borges e a FEPAM (Fundação Educacional de Patos de Minas), com o apoio da Prefeitura de Patos de Minas, no prédio do Centro Clínico Universitário do UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas).
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), do secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, do prefeito municipal, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), de deputados, vereadores, secretários municipais, empresários e demais membros da sociedade.
Ainda durante a visita a Patos de Minas, Romeu Zema inaugurou, ao lado do secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, o segundo tomógrafo do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). A unidade agora passa a contar com dois equipamentos. Por um longo período, os pacientes ficaram sem tomografia porque o aparelho antigo estava estragado.
Fonte: Patos Notícias