Brasil
Publicada em 05/08/21 às 16:40h
Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra Covid em setembro, diz governo de MG

Boa Nova FM

 (Foto: Secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti. — Foto: TV Globo)


Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra Covid em setembro, diz governo de MG.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, também disse que a vacina Sputnik 'não faz parte mais dos planos do governo de Minas'. Nos últimos 14 dias, a taxa de incidência da Covid caiu 10% em todo o estado, muito graças à vacinação.

Adolescentes de 12 a 17 anos de Minas Gerais vão ser vacinados contra Covid-19 em setembro, segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra Covid, anunciam Ministério da Saúde e conselhos de secretários

Minas adianta calendário da imunização contra Covid e nova previsão é que maiores de 18 anos sejam vacinados até setembro

A declaração foi feita na tarde desta quinta-feira (5), durante coletiva de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

 

"Após completarmos a imunização das pessoas com 18 anos, já no começo de setembro, os adolescentes vão receber a primeira dose da Pfizer. Primeiro serão os que possuem comorbidades, logo em seguida, no mesmo mês, os demais. Esta é a nossa expectativa", disse Fábio.

Nesta terça-feira (27), o Ministério da Saúde, o Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e o Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) assinaram um comunicado sobre a decisão de vacinar adolescentes.

 

No dia 29 de julho, prefeituras da capital e de cidades da Região Metropolitana, como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Brumadinho e Santa Luzia, informaram ao G1 que aguardavam orientação oficial do Ministério da Saúde a respeito da imunização deste público-alvo.

Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a vacinar adolescentes em junho. Cerca de 1.500 jovens receberam a dose. Mas a Justiça determinou a suspensão da ação, até que todos os grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 fossem contemplados.

Vacina Sputnik é descartada. SputinIk não faz parte mais dos planos do governo de minas, afirma secretário de saúde.

Baccheretti disse também que a vacina Sputnik "não faz parte mais dos planos do governo de Minas".

 

"As tratativas com fundo soberano russo estavam acontecendo, mas havia algumas condições do estado de Minas para que a gente conseguisse comprar: entregas no mês de julho e compra de 1% dos imunizantes, mas eles oficializaram que não vão negociar poucas doses, 1% não é negociável e eles também não tinham expectativa de entrega", explicou o secretário.

Ele disse que a previsão vacinar pessoas acima de 18 anos até setembro não considerava o imunizante russo. E que Minas poderá receber menos doses do que o previsto de Astrazeneca, mas o calendário será mantido.

 

"Talvez tenhamos um impacto no recebimento de Astrazeneca, mas o calendário continua se mantendo, nossa expectativa segue com a vacinação do público adulto até setembro", disse.

 

O secretário falou a respeito da eficácia da vacinação e esclareceu que, mesmo com as duas doses, é preciso continuar com todos os cuidados, como uso de máscara, evitar aglomeração e higienizar as mãos.

"Todos os cuidados precisam ser mantidos, já que temos as variantes no estado. Até o momento, temos quatro casos confirmados da variante Delta, 1 em Juiz de Fora, 2 em BH e 1 Virginópolis, todos os contatos são investigados, ainda não há confirmação de transmissão aqui dentro", disse.

Até o momento, não há previsão da SES na compra de novos imunizantes contra Covid-19.

Minas Consciente:

O secretário falou na coletiva a respeito do avanço das 9 macrorregiões do estado para a onda verde.

 

A progressão para a fase mais flexível das macrorregiões Centro – que engloba a Grande BH –, Sul e Noroeste foi anunciada nesta quinta-feira (5) pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

 

Baccheretti informou que indicadores como ocupação de leitos, por exemplo, melhoraram nessas localidades nos últimos 21 dias. E nos últimos 14 dias, a taxa de incidência da Covid caiu 10% em todo o estado. Com isso, nove (Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço) das 14 macros estão classificadas na onda verde.

 

Na onda amarela, a partir de sábado (7), entra a Nordeste, que se junta às macros Leste, Leste do Sul e Triângulo do Norte.

 

Já a Triângulo do Sul é a única macrorregião que segue em situação crítica e, por isso, deve permanecer na onda vermelha, devido a fatores como alta demanda por leitos.

Segundo a SES, nas últimas quatro semanas, os pedidos de internações tiveram queda média de 30%. Em todas as idades, "menos pessoas deram entrada nas unidades de saúde e hospitais por causa da doença".

 

"Julho foi o mês em que Minas recebeu mais vacinas. Isso gera impacto direto sobre a população. Mais gente vacinada, menos internações e menos mortes. Ultrapassamos a marca de 10 milhões de primeiras doses aplicadas no estado recentemente, e a imunização deve continuar avançando em agosto", destacou.

 

Por Maria Lúcia Gontijo, G1 Minas




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados