Brasil
Publicada em 27/07/21 às 13:59h
Patrocínio decreta estado de calamidade pública por conta da geada que atingiu a cidade na última semana

Boa Nova FM

 (Foto: Clener Roberto Alves/ Arquivo Pessoal)

O prefeito de Patrocínio Deiró Marra decretou estado de calamidade pública em decorrência da geada que atingiu a cidade no dia 20 de julho. Segundo a Prefeitura, foi a maior geada dos últimos 27 anos no município. O fenômeno climático causou "irreparáveis danos ao setor agrícola, em especial ao setor cafeeiro de Patrocínio e região", informou o Município. O Decreto nº 3.908/2021 foi assinado nesta na segunda-feira (26).

 

O documento autoriza, entre outras iniciativas, a elaboração de laudos pela Secretaria de Agricultura, juntamente com a Emater, sobre a real situação da cadeia do café na cidade, após os prejuízos causados pela geada.

"Estamos providenciando esses laudos, as visitas técnicas para fazer esse primeiro levantamento. Ele, realmente, vai nos possibilitar ter uma radiografia mais precisa da realidade do que aconteceu. Finalizados os levantamentos o objetivo é já estarmos encaminhando, já estamos buscando agenda no Mapa [ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], para que o Governo

 

Federal possa nos atender nas solicitações dos recursos, seja para a cafeicultura e para as próprias cooperativas.", disse Marra em coletiva na manha desta terça (27).

 

A previsão do tempo para esta semana, divulgada pelo G1 mostrou que o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba podem ter novo recorde de dia mais frio dos últimos 21 anos. A expectativa é que uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco de origem polar, derrube as temperaturas e provoque novas geadas nas regiões.

 

Também há previsão de geada para quinta (29) e para sexta-feira (30) e Patrocínio, segundo o geógrafo William Borges é uma das cidades onde é esperado o maior frio, com mínima de 4 ºC.

 

Há uma semana, a madrugada de terça-feira (20) foi de baixas temperaturas e de geada na cidade, com mínima de 3 ºC. Em uma propriedade rural, algumas vacas chegaram a ficar com as orelhas e os rabos congelados por causa da geada.

 

Visita da Frente Parlamentar do Café

 

No ultimo sábado (24), os deputados federais Emidinho Madeira (PSB) e Evair de Melo (Progressistas), respectivamente presidente e vice-Presidente da Frente Parlamentar do Café, e o deputado federal Zé Vitor (PL) estiveram em Patrocínio visitaram propriedades rurais da cidade, segundo a Prefeitura.

 

De acordo com o Município, o prefeito Deiró Marra está em contato com lideranças estaduais e federais, para acompanhar a elaboração da pauta de prioridades para socorrer o setor. “Patrocínio é a capital nacional do café, a cidade que mais produz café, então fizemos vários telefonemas e contatos em busca de alternativas para o produtor, para as cooperativas, pois o café é uma cadeia produtiva que envolve todos os setores, que irão sentir essa perda, sendo urgente uma intervenção” afirmou no último sábado.


Fonte: G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Alvorada Sertaneja com Sandro Silva
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados