Brasil
Publicada em 26/02/21 às 20:53h
Governo de Minas divulga protocolo para volta às aulas presenciais

Boa Nova FM

O governo de Minas publicou nesta sexta-feira (26) o decreto com o protocolo que deverá ser seguido pelas escolas estaduais para o retorno das aulas presenciais. Ainda sem uma data definida, na rede estadual de ensino, o retorno das atividades acontecerá primeiramente de forma remota, no dia 08 de março, em razão da decisão judicial em caráter liminar que impede o retorno das atividades de forma presencial.

No caso das escolas municipais e particulares, cabe a cada município avaliar se irá aderir às regras determinadas pelas secretarias de Estado de Saúde e de Educação.

De acordo com o decreto, o modelo de ensino será híbrido. O retorno às aulas, portanto, deverá ser facultativo e dependerá da decisão de cada pai. Aqueles que não se sentirem confortáveis poderão continuar utilizando o ensino remoto. 

Ainda segundo o protocolo, o início das aulas presenciais só poderá ocorrer nos municípios que estiverem nas ondas verde e amarela do programa Minas Consciente. Além disso, é necessária adesão da prefeitura. Ou seja, as atividades escolares apenas acontecerá nos municípios onde o retorno for autorizado pelo poder municipal, mesmo nas escolas estaduais.

Caso a macrorregião em que o município esteja inserido regrida para a onda vermelha, as aulas presenciais poderão continuar, desde que haja o cumprimento de regras mais rígidas de distanciamento.

O distanciamento mínimo entre alunos deverá ser de 1,5 metro. Como o tamanho médio das salas de aula da rede estadual é de 42 m², haverá, em média, 18 alunos em cada turma. Na onda vermelha, no entanto, o distanciamento mínimo será de 3 metros entre os alunos, o que reduz a média de estudantes em sala para quatro. 

As escolas deverão ainda disponibilizar equipamentos de proteção e produtos de higiene para alunos, professores e funcionários, como dispenser com sabonete líquido, álcool em gel, máscaras reutilizáveis, copos descartáveis, papel toalha, luvas e lixeiras com tampa e pedal.

A recomendação, segundo o decreto, é que as escolas adotem horários diferentes para entrada e saída de forma que alunos de diferentes turmas não se encontrem.

Quando alguma unidade constatar algum casos de alunos com diagnóstico confirmado para a Covid-19 em uma mesma turma, todos os estudantes daquela sala deverão migrar para o ensino remoto. Já se houver mais de uma turma suspensa em um mesmo turno com casos positivos para a doença, todo o turno deve migrar para ensino online. Caso seja necessária suspensão de mais de um turno, toda a escola deverá migrar para ensino remoto temporariamente.

Os protocolos serão revistos a cada 14 dias, quando será analisada a possibilidade de inclusão de novas faixas etárias no sistema presencia

De acordo com o protocolo, quando houver mais interessados no retorno presencial do que o possível para a realidade daquela comunidade escolar, a instituição de ensino poderá usar critérios de preferência ou de não preferência, como: crianças pertencentes a grupos de risco; crianças que residam com pessoas de grupo de risco; famílias em condição de vulnerabilidade, principalmente aquelas já registradas no CadÚnico; crianças que residam com tutores sem companheiros, com necessidade de trabalho presencial para manutenção de renda familiar.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24), a Secretária de Estado de Educação (SEE-MG) afirmou que, em 2020, foram disponilizados R$ 125 milhões às escolas estaduais para realizarem adequações, e que a verba seria o bastante. Das cerca de 3.600 unidades da rede, 713, que têm turmas de terceiro ano, já haviam se preparado para receber alunos no último ano, enquanto as demais estão em processo de adequação, segundo a secretaria.

Fonte: Jornal O Tempo



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados