Brasil
Publicada em 16/02/21 às 13:12h
Secretário Estadual de Saúde vai a Coromandel para avaliar situação da Covid-19

Boa Nova FM

 (Foto: Paulo Barbosa/G1)

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, visita Coromandel nesta terça-feira (16) para acompanhar a situação do Município, que enfrenta dificuldades por conta dos casos de Covid-19.

Durante a manhã, o Hospital de Campanha recebeu profissionais da saúde fornecidos pela Polícia Militar, com apoio do governo, que vão dar apoio no tratamento de pacientes.


Nesta segunda-feira (15), o prefeito Fernando Breno Valadares Vieira divulgou um vídeo explicando que o sistema de saúde da cidade passa por um colapso e, além dos leitos lotados, faltam trabalhadores.

Diante da situação, a Prefeitura publicou um novo decreto, mais rígido, com barreiras sanitárias instaladas em todas as entradas e saídas do perímetro urbano, restrição de circulação de pessoas, toque de recolher e lei seca.

Governo avalia situação

Assim que chegou a Coromandel, o secretário Carlos Eduardo Amaral explicou qual o objetivo da visita, que visa avaliar e auxiliar o Município.

"Viemos verificar e fazer um diagnóstico mais preciso das necessidades da cidade. Queremos trazer o apoio no sentido de dimensionar a estrutura e, no que for necessário, o Estado estará presente".

Ele explicou que, há um semana, equipes da SES atuam no transporte de pacientes graves e agora conseguiu, com apoio da PM, profissionais que vão atuar até que a Prefeitura faça novas contratações.

"Precisamos organizar a região, ter um fluxo adequado. E os pacientes que estiverem graves, se não tiver leito na região, o objetivo é transferir para outras localidades", falou.

Sobre restrições e possível lockdown, o secretário reforçou que o mais importante é evitar o contágio.

"O importante que haja restrição maior na circulação das pessoas, não importa de qual forma. Até agora o que foi feito não foi suficiente. Temos que diminuir o número de casos e esperamos que, em 15 dias, podemos voltar atividade normal".

Suporte médico

Após reunião com prefeitos da macrorregião Triângulo Norte para discutir medidas de combate à Covid-19 e estratégias assistenciais, Carlos Eduardo Amaral anunciou o apoio com a PM para suporte médico.

Seis profissionais da saúde começaram os trabalhos com equipes locais, segundo informou o capitão e médico da PM, Emerson dos Santos Costa.

"São dois médicos, sendo um infectologista e eu que sou clínico e emergencista. Também também infectologista, um enfermeiro para conversar com o responsável técnico, uma fisioterapeuta para reavaliar e ajudar no protocolo do manejo respiratório e um técnico de enfermagem", falou.

Pela manhã, o hospital também foi reabastecido com cilindros de oxigênio.

Segundo boletim municipal, no último fim de semana foram 11 mortes pelo coronavírus. No total, a cidade de quase 28 mil habitantes tem 1.063 pessoas com a doença desde o início da pandemia (sendo 510 casos ativos), 24 mortes confirmadas e nove em análise.

Fonte: G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Alvorada Sertaneja com Sandro Silva
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados