Brasil
Publicada em 12/02/21 às 09:54h
Caso de raiva bovina é registrado no Município de Guarda-Mor

Boa Nova FM

 (Foto: Reprodução/internet)

Foi registrado um caso de raiva bovina em uma propriedade na região do Campo Alegre Município de Guarda-Mor, onde o proprietário constatou-se a morte de 15 animais e um desses animais foi coletada o material onde o diagnóstico constatou a presença do vírus da raiva. Os animais que veio a óbito apresentava sintomas semelhantes, segundo o veterinário do Ima do Município, José Paulo Dos Reis, não se pode afirmar que os 15 animais morreram de raiva, mais os animais que morreram apresentavam sintomas parecido com aquele que foi coletada o material para a mostra que tinha o vírus da raiva.

 

Todas as carcaças dos animais que morreram foram incineradas ou enterradas. José Paulo disse que esse tipo de manejo é fundamental para que outros animais não venham se contaminar.

 

O Ima esteve na propriedade coletou o material e enviou ao laboratório, fez também todas as recomendações que seriam a vacinação de 100% do rebanho da propriedade. Segundo José Paulo, nesses casos é importante fazer um reforço repetindo a vacina depois de 30 dias, para ter uma resposta imunológica eficiente.

 

José Paulo falou também que a única ligação da raiva bovina e canina é que ela é provocada por um vírus, más existe uma variedade diferente do vírus que acometem os cães e os bovinos, a vacina utilizada nos cães não é a mesma utilizada nos bovinos.

 

A recomendação do Ima é que o produtor rural faça a vacinação anual dos animais. Os produtores têm que ficar atentos onde tem esconderijo do morcego hematófago e se aparecer animais com picadas característica de morcego que geralmente é na região do pescoço do animal e na região lombar, esses produtores deve vacinar imediatamente os animais e faze o reforço após 30 dias.

 

O produtor que tiver incidência de morcego hematófago em esconderijo como grutas e casas abandonadas na sua propriedade, deve entrar em contato com o Ima do Município, que o Ima estará entrando em contato com equipe de Patos de Minas para fazer o controle desses morcegos.


Por Rádio Boa Nova FM 87,9 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Alvorada Sertaneja com Sandro Silva
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados