Brasil
Publicada em 09/02/21 às 15:40h
Em meio à pandemia, prefeituras do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste decidem como será a volta às aulas
De forma remota, presencial ou mista, escolas divulgam calendário escolar de 2021. G1 reuniu informações das maiores cidades da região sobre rede municipal e particular.

Boa Nova FM

 (Foto: Divulgação/Seed)

O ano letivo de 2021 começou em fevereiro em algumas cidades do Triângulo, Alto Parnaíba e Noroeste de Minas; em outras, a previsão é para início em março.

Diante da pandemia da Covid-19, grande parte dos municípios definiu que as atividades continuam de forma remota enquanto poucas prefeituras optaram pela volta presencial nas salas de aulas.

O G1 reuniu a programação das maiores cidades da região e conversou com secretarias municipais de Educação para saber como foi o planejamento para o início das atividades.

Em todas as cidades consultadas pela reportagem, a única que divulgou a retomada presencial foi Uberlândia, o que tem causado polêmica entre Município e profissionais da educação.

Já o retorno de forma online, remota ou por apostilas ocorre em Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Araxá, Patrocínio, Monte Carmelo, João Pinheiro e Paracatu.

Em Patos de Minas, a princípio, a Prefeitura havia autorizado aulas presenciais, mas diante do aumento de casos, voltou atrás.

Veja detalhes de cada Município.

Uberlândia

A volta às aulas em Uberlândia está prevista para a próxima segunda-feira (8) de forma presencial nas escolas municipais e particulares. Contudo, segundo a Prefeitura, as salas de aula deverão receber, no máximo, 50% da capacidade total de alunos. A outra metade deverá acompanhar as aulas remotamente e haverá revezamento.

Pais ou responsáveis poderão escolher se mandam ou não os alunos para as aulas presenciais. Quem não quiser, segue no aprendizado remoto.

Mas, a decisão tem gerado manifestações e também motivo para ação judicial proposta pela Defensoria Pública, para que a retomada presencial seja adiada. A solicitação foi feita após pedido de professores devido ao crescente número de casos da doença na cidade, que ocasionou mudanças no decreto.

Uberaba

As aulas na rede municipal de ensino de Uberaba começaram em 4 de fevereiro de forma remota neste início início de ano letivo. A decisão da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi dada após resultado de pesquisa feita junto à comunidade escolar no período de 15 a 24 de janeiro.

A escolha foi entre as modalidades presencial, remota ou híbrida. No total, foram registradas 10.084 respostas à pesquisa, sendo 7.102 de pais/responsáveis pelos alunos da rede municipal; 406 de pais/responsáveis pelos estudantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Prefeitura; e 2.576 de servidores públicos municipais.

Para o ano letivo de 2021, foram matriculados 25.376 alunos na rede municipal de ensino, segundo dados da Semed.

Araguari

O ano 2021 letivo em Araguari começa dia 8 de março, de forma remota, segundo informou o secretário de Educação, Gilmar Gonçalves Chaves. A decisão vale tanto para escolas municipais, quanto particulares.

O chefe da pasta disse que, atualmente, alunos estão em aula, mas finalizando as atividades de 2020. Os alunos recebem apostilas e são monitorados por professores que orientam e tiram dúvidas por meio das redes sociais.

"A cidade está na Onda Vermelha no Minas Consciente e segue as determinações do governo, por isso as aulas são remotas. Mas já estamos preparando e adequando as escolas para quando puder voltar de forma presencial", falou.

Gilmar disse também que as escolas particulares também não estão autorizadas a retomar com aulas presenciais.

"No caso deles, foram autorizados via Ministério Público e Estado a receber, de forma periódica e seguindo protocolos de segurança, alunos de forma individual para avaliar o que tem aprendido em aulas virtuais.

Ituiutaba

Em Ituiutaba, as aulas remotas foram retomadas nesta quarta-feira (3). Uma audiência pública também foi realizada para discutir sobre essa situação no município e o cronograma do ano letivo divulgado.

Segundo a secretária de Educação, Joelma da Silva Almeida, não há previsão de aulas presenciais por conta da pandemia da Covid-19.

“A situação hoje de Ituiutaba não é uma situação boa, isso fez com que a gente continuasse na forma remota nesse período de fevereiro. Nós tivemos janeiro, período de férias, e estamos retomando agora com as atividades".

Ainda conforme Joelma, as estruturas das escolas também comprometem a situação e, por conta disso, reuniões com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 são feitas para discutir sobre os protocolos sanitários que devem ser seguidos em um possível retorno.

“Hoje fica difícil para a secretaria assumir um posicionamento e afirmar que teremos um retorno presencial, mas nós precisamos desses protocolos, dessa organização, desse planejamento em conjunto com outros segmentos, como a Secretaria de Saúde, o transporte escolar, para poder fazer tudo com a segurança necessária”, completou a secretária.

Patos de Minas

A Prefeitura de Patos de Minas havia autorizado o início do ano letivo na cidade de forma presencial.

Mas, com aumento de casos da doença na cidade, voltou atrás na decisão e as atividades seguem de forma remota, tanto na rede municipal quanto particular. As aulas começaram em 3 de fevereiro.

Na rede municipal, as atividades serão realizadas de forma remotas durante todo o mês, e a volta dos alunos às salas de aulas está prevista para março, dependendo das condições epidemiológicas.

Em relação às escolas particulares, o prefeito Luís Eduardo Falcão convidou diretores para reunião de discussão do tema. "Para as instituições particulares, como elas têm a liberdade de reduzir o número de alunos será facultado o retorno presencial já a partir de fevereiro, desde que estejam condicionado aos protocolos sanitários. Não é o ideal, mas é o que é possível fazer neste momento", disse o prefeito na ocasião.

Araxá

Em Araxá, a Prefeitura autorizou o retorno gradual nas instituições de ensino municipais e particulares nos modelos remoto e híbrido. A medida foi tomada após deliberação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

As atividades das unidades escolares municipais vão iniciar a partir de 10 de fevereiro, adotando exclusivamente o modelo remoto.

Já as escolas particulares iniciaram as atividades na segunda-feira (1º), adotando exclusivamente o modelo remoto, e, a partir de 1º de março, o modelo híbrido (presencial e remoto). Todas as unidades foram submetidas protocolo de segurança em saúde com aprovação da Vigilância Sanitária Municipal.

Contudo, conforme a Prefeitura, as medidas e datas estabelecidas poderão ser alteradas ou revogadas em decorrência de agravamento da pandemia em Araxá.

Patrocínio

Alunos da rede municipal em Patrocínio vão iniciar o ano letivo dia 18 de fevereiro de forma online. No início do mês, diretores e coordenadores deram início as atividades de planejamento junto aos servidores efetivos.

A Prefeitura informou também que, para o ensino remoto, será utilizada a mesma plataforma de 2020, que passará por ajustes e melhorias, inclusive incluindo atividades para as crianças de 0 a 3 anos.

Não há possibilidade de aulas presenciais, a princípio, conforme o secretário de Educação Rodrigo Oliveira. Ele disse que vai depender de parecer do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19.

Monte Carmelo

Em Monte Carmelo, as aulas também continuam sendo de forma remota e o ano letivo teve início dia 2 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Educação, pela classificação no Programa Minas Consciente, a cidade não pode voltar com o ensino presencial.

O retorno do ensino presencial deve ser definido através de uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Porém, não foi citada nenhuma data na qual a reunião deve ocorrer.

Não foram repassadas informações a data de início nas escolas particulares.

João Pinheiro

Em João Pinheiro, as aulas nas redes municipal e particular continuarão sendo remotas em um primeiro momento. A previsão para início é em 4 de março, mas a Prefeitura ainda não tem definição de como funcionará, pois seguem as determinações da Secretaria do Estado de Educação.

De acordo com a secretária de Educação do município, Izolina da Conceição, a definição do retorno das aulas presenciais depende dos comitês responsáveis.

Já nas escolas particulares, as aulas remotas voltam já no mês de fevereiro, porém a Secretaria de Educação não soube confirmar a data.

Paracatu

Em Paracatu, as aulas remotas começam em 4 de março para os alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura segue as recomendações feitas pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência Regional de Ensino.

Porém, a Prefeitura ainda informou que não existe um cronograma de testagem para os servidores da educação, mas irá criar protocolos de segurança em caso de liberação das aulas presenciais.

Fonte: G1



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Experiência de Deus com Pe. Reginaldo Manzotti
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados