A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou nesta segunda-feira (8) o boletim epidemiológico da covid-19 em Paracatu.
O boletim de hoje, mostrou o registro de 23 novos casos de covid-19, chegando a 3.864 casos já confirmados. O número de casos suspeitos notificados chegou a 89 totalizando 12.432 casos suspeitos. Recuperados 3.470 e descartados 5.058. O boletim de sabádo (6), mostrou o registro de 33 casos, totalizando 56 novos casos em 48 horas.
Existem três casos hospitalizados na Uti de Paracatu e sete casos hospitalizados na enfermaria da covid-19 da cidade, além de quatros casos hospitalizados na Uti de outras cidades.
Últimas mortes registradas
A 49ª morte registrada na última sexta-feira (5), foi de uma idosa de 93 anos, que faleceu na última terça-feira (3) em Brasília.
A idosa foi admitida no Hospital Municipal de Paracatu no dia 01 de fevereiro, seguiu no box de emergência até dia 03 de fevereiro, sendo transferida para o Hospital São Matheus em Brasília/DF onde acabou falecendo.
A 48ª foi registrada na quarta-feira (3). A vítima, foi uma mulher gestante, já 38 semanas, que apresentou sintomas gripais confirmado ccovid-19 no 25 de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Saúde, a mulher teve piora dos sintomas no dia 30 de Janeiro, já no atendimento de emergência, sendo encaminhada para Cesárea e após para Enfermaria Covid-19. Ainda segundo a secretaria de saúde, no dia 31 de Janeiro, a mulher piorou o seu quadro clínico de saúde, sendo transferida para UTI Covid, onde acabou falecendo nesta terça-feira (2).
A 47ª morte de um idoso de 77 anos, que deu entrada no Hospital São Lucas de Paracatu no dia 26 dezembro de 2020 e seguiu internado até o dia 29/12, retornando ao São Lucas no dia 01 Janeiro de 2021, onde ficou internado até o dia 04/01, sendo foi transferido para o Hospital Vera Cruz em Patos de Minas.
O homem que tinha diabetes mellitus e doença de chagas, faleceu no dia 16 de Janeiro. O óbito só foi contabilizado no boletim desta quarta-feira, devido a declaração ter chegado na vigilância epidemiologia nesta terça-feira (26) já pela noite.
De acordo com a secretaria de saúde, desde o início da pandemia de Covid-19, 254 casos confirmados precisaram ser hospitalizados. E os casos descartados são resultantes de casos suspeitos que após exames PCR, que deram negativo para COVID-19.
Paracatu regrediu para Onda vermelha do Minas Consciente, devido o aumento de novos casos de covid-19 na Macrorregião e na microrregião que Paracatu faz parte. Nesta Onda, o protocolo de serviços essenciais são adotados.
Vacinação
Paracatu recebeu na segunda-feira (2) a segunda remessa do primeiro lote de doses da vacina contra a Covid-19. Nesta carga, o ministério da Saúde enviou imunizantes para a aplicação da primeira dose em 658 pessoas, seguindo o Plano de Vacinação. As doses para a segunda aplicação estão guardadas na Gerência Regional de Saúde, em Unaí.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, neste primeiro momento da imunização, estão sendo vacinados os idosos acima de 75 anos residentes em asilos e casas de recuperação. Os profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus também estão recebendo o imunizante nesta primeira etapa.
Campanha de vacinação
A Prefeitura de Paracatu lançou na segunda-feira (25/01) o site para pré-cadastro da população. O registro irá auxiliar a Secretaria de Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19. Desenvolvido numa parceria entre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a administração municipal, o Sistema de Monitoramento de Doenças Epidemiológicas (Sismode) é uma ferramenta a mais no combate à Covid-19.
Fonte: Paracatu News