(Foto: Rede Globo)
Madalena Gordiano voltou a ser assuntou nacional na noite deste domingo (27). A doméstica que viveu 38 anos sem salário e sem direitos trabalhistas contou ao Fantástico sobre como foi o Natal. Montando uma árvore natalina, ela disse que essa foi a primeira vez que havia feito o enfeite “já que a outra família não permitia”.
A reportagem mostra Madalena conversando com o repórter, Marcelo Canellas, do programa da Rede Globo. Ela diz que foi a primeira vez que havia enfeitado uma árvore de natal e que também teria conhecido o Papai Noel. “Tirei uma foto com ele”, disse. A ceia de natal aconteceu na casa da assistente social que a auxilia nesse momento pós-resgate.
Com uma roupa nova, Madalena também falou que havia comprado um vestido novo e o repórter menciona “o dinheiro dela, no qual ela não podia mexer”. A Assistente Social diz que a intenção é deixá-la agora sujeita de direitos para que ela possa construir a própria história, já que passou 38 anos dos seus 46 anos em situação análoga à de escravidão.
Madalena foi resgatada da casa da família do professor universitário Dalton Rigueira, no Centro de Patos de Minas. No olhar de Madalena Gordiano é possível enxergar as marcas de alguém que perdeu a infância, a adolescência e grande parte da vida adulta. De presente de Natal, ela recebeu sua primeira boneca.
Ela tinha 8 anos quando bateu na porta de uma casa para pedir um pedaço de pão. Na ocasião, a dona da casa, Maria das Graças Milagres Rigueira, mãe de Dalton, se negou a dar o alimento e falou que iria adotar a menina. A mulher, que é professora, adotou Madalena e, dali em diante “quase da família”, viveu por mais de três décadas.
A história de Madalena foi assunto nacional e ganhou repercussão até internacionalmente. Um dos maiores jornais da Terra, The Guardian, também reproduziu a matéria que deixou a população de Patos de Minas chocada. A modelo patense Gabriela Versiane, namorada do cantor Kevinho, também falou sobre o assunto espantada dizendo que chegou a ver Madalena na residência, onde mora a amiga, filha de Dalton, mas não percebeu a situação em que ela vivia.
Por Patos Hoje