A secretária municipal de Saúde (SMS) atualizou neste sábado (18) o boletim epidemiológico da situação da Covid-19 em Paracatu.
O Município registrou neste sábado, mais 14 novos casos de Covid-19, subindo para 442 casos confirmados, três mortes e 2135 casos suspeitos. O número de casos recuperados permanece em 315. Até o momento, 493 casos suspeitos foram descartados. Existe atualmente quatro casos suspeitos hospitalizados em enfermaria e dois na Unidade de terapia intensiva (UTI).
Segundo a secretaria Municipal de saúde (SMS) a terceira morte confirmada por covid-19, é de uma mulher de 56 anos, que ocorreu em Belo Horizonte, sendo confirmada neste sábado. A mulher estava hospitalizada em outro município realizando investigação para diagnóstico de outros possíveis problemas de saúde, e acabou contraindo o vírus durante a hospitalização, agravando o seu quadro de saúde levando a morte. O caso da morte foi declarado por choque séptico, devido síndrome respiratória aguda grave e COVID-19. O resultado de confirmação da causa morte, estava sendo aguardado desde o dia 02 de Julho.
O município registrou uma morte também por covid-19 no dia (08/07). A vítima, foi um homem de 76 anos, que estava internado no Hospital Municipal desde o dia 19 de junho. O homem tinha doença cardiovascular crônica e hanseníase. A primeira morte registrada no município foi no dia 29 de abril, sendo uma mulher de 40 anos. Que era cardiopata.
A secretaria de Saúde ainda esclarece que as informações referentes ao número de casos suspeitos, confirmados, descartados e recuperados são acumulativos contabilizados desde o dia 19 de março, quando se iniciou a epidemia.
De acordo com a secretaria de saúde, desde o início da pandemia de Covid-19, 41 casos confirmados precisaram ser hospitalizados. E os casos descartados são resultantes de casos suspeitos que após exames PCR, que deram negativo para COVID-19.
A prefeitura Municipal, emitiu uma nota de alerta à população de Paracatu
Diante dos últimos casos de infecção do novo Coronavírus na cidade, a prefeitura de Paracatu pede à população que siga as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê o distanciamento social, o uso de máscaras e assepsia das mãos com álcool gel. E alerta, ainda, que é preciso seguir as medidas adotadas pelo município no enfrentamento à Covid-19. Àqueles que podem ficar em casa, que saiam somente quando necessário. A todos a orientação é para que evitem aglomerações. Não é o momento de confraternização e reunião que envolva muitas pessoas. Queremos sair mais fortes e cautelosos da pandemia, e, sobretudo, assegurar vidas e a economia da cidade.
Segundo a secretaria de Saúde, o município conta, no total, com 8 leitos de UTI e 22 leitos clínicos. O momento exige responsabilidade e parceria da população e poder público para conter a disseminação do vírus.
Por Paracatunews