A situação expõe o caos na saúde pública de Patos de Minas, com a ocupação em 100% dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional para os pacientes infectados com o novo coronavírus. Referência para 33 municípios da macrorregião, a instituição hospitalar é a única da rede pública que recebe pacientes com coronavírus.
A informação foi confirmada pela prefeitura, que por meio de nota alertou nesta sexta-feira (12), que o HRAD passou a dispor de UTI adulto destinados à Covid-19. O texto diz que sobre os leitos clínicos, “quatro dos nove que são reservados para pacientes com suspeita ou confirmação da doença estão em uso, ou seja, 44,44%” destacou.
Ainda conforme a nota, a situação é preocupante, uma vez que as unidades de terapia intensiva do Regional reservadas para pacientes com coronavírus, são compartilhadas entre Patos de Minas e os municípios da região.
A situação de acordo com o texto, também é grave para outros leitos. “O hospital está com 90% de ocupação nas demais UTI adulto, que são dez ao todo. Levando em conta unidades hospitalares públicas e privadas, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto também é alta: 91,7%” alertou.
Por Patos Já