O Brasil deve fazer parte da lista de países que vão participar dos testes clínicos da provável primeira vacina contra a Covid-19, informou nesta segunda-feira (11) o ministro da Saúde, Nelson Teich, durante a coletiva de imprensa do ministério.
"A gente está trabalhando para entrar e vai testar a primeira vacina para Covid-19. Isso é importante para o Brasil. O ministério está estudando para fazer parte dos estudos ténicos da vacina de Oxford", revelou Teich.
A vacina em desenvolvimento pela universidade britânica já entrou na fase de testes clínicos com a promessa de ficar pronta até o fim deste ano. No último dia 1°, os cientistas do Instituto Jenner, em Oxford, revelaram ter conseguido imunizar 18 macacos rheus contra a Covid-19 nos testes pré-clínicos.
Remdesevir em avaliação
Segundo Teich, além de tentar participar dos testes em humanos, o Brasil já começou também a avaliar o uso do remdesevir em pacientes graves com Covid-19, o que já foi autorizado nos EUA.
"O ministério já está fazendo parte disso também. Quando a gente tiver algum estudo que comprove o benefício claro para o paciente, a gente vai recomendar imediatamente. Até então, o remdesevir mostrou ser o tratamento mais promissor contra a doença", afirmou o ministro da Saúde.
Por O Tempo