A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira em Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), a fase será destinada a crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram imunizadas ou que tenham esquema de vacinação incompleto. Em 2019, Minas registrou 136 casos da doença.
A enfermidade, que havia sido erradicada do país, voltou a circular. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo.
A primeira etapa vai até quinta-feira (13), tendo como o dia D de Mobilização Nacional o próximo sábado, dia 15.
Em Minas, a estimativa é de que 529.417 pessoas entre 5 e 19 anos tenham tomado a primeira dose, mas não a segunda. Outras 1.657.022 não foram vacinados nenhuma vez. Para que o cidadão seja considerado imunizado contra o sarampo são necessárias duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos.
Atualmente, o estado possui cerca de 4 mil salas de vacina espalhadas por todo o território. Nesta primeira etapa da campanha serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral.
Segunda etapa
A segunda etapa da campanha será entre os dias 3 a 31 de agosto, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de ao menos uma dose da tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá em 22 do mesmo mês.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida por fala, tosse e espirro. Extremamente contagiosa, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele seguidas por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por Rádio Itatiaia/ Agência Estado