(Foto: Boa Nova FM)
Uma força-tarefa de combate a danos ambientais na bacia hidrográfica do Rio São Francisco está sendo realizada em cidades do Noroeste de Minas.
A operação é feita em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) e segue até sexta-feira (30) Os trabalhos consistem na fiscalização das condições em que se encontra o ecossistema da bacia a fim de identificar eventuais danos ambientais, com a autuação dos infratores e com orientação aos moradores locais. O objetivo é garantir a preservação do meio ambiente e a saúde da população.
A ação começou na segunda-feira e, ao todo, participam cerca de 150 agentes públicos que vão percorrer oito municípios localizados no Médio São Francisco que são Bonfinópolis de Minas, Buritizeiro, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Presidente Olegário e Vazante.0) na região.
Estão sendo fiscalizadas práticas de desmatamento, pesca irregular, mineração, saneamento básico, uso de agrotóxicos e as condições dos recursos hídricos dos afluentes mineiros do rio e da fauna.