
(Foto: Observatório Sismológico de Brasília/Reprodução)
Um tremor de terra de magnitude 2.1 na escala Richter foi registrado em Frutal, no Triângulo Mineiro, na madrugada desta sexta-feira (28) pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O abalo sísmico é o quinto registrado na cidade em 2025, segundo o sismólogo Bruno Collaço.
Os outros abalos na cidade foram nos dias 1, 2, 12 e 16 de fevereiro. Todos tiveram baixas magnitudes, entre 1.9 e 2.4 mR. De acordo com o sismólogo, o maior tremor de terra de Frutal foi o de magnitude 4, registrado em 18 de junho de 2024.
"Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre [camada mais externa do planeta]", explicou o sismólogo.
No entanto, o sismólogo explica que é necessário fazer um estudo mais detalhado para saber se realmente qual a causa dos tremores de terra.
Mas, o mais comum é que a explicação para isso seja a mesma das demais que acontecem no Brasil, que é devido à compressão das placas [tectônicas] da África e de Nasca. O que está acontecendo Frutal é que deve existir uma falha ou fratura geológica que está se movimentando de tempos em tempos, mas tudo isso carece de estudos mais detalhados", disse.
Fonte: G1