
(Foto: VZ1 )
Em vigência de decreto de luto por três dias no município, foi sepultado nesta quinta-feira (6) o ex-prefeito de Vazante e ex-vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade. Toninho, como o político também era conhecido, faleceu na manhã desta quarta-feira (5), aos 71 anos, em Belo Horizonte.
Natural de Patos de Minas, Antônio Andrade foi criado em Vazante, juntamente com seus pais e irmãos, onde iniciou sua trajetória política como prefeito na gestão 1989/1992. Posteriormente, ele foi deputado estadual por três mandatos, de 1994 a 2002, e eleito duas vezes deputado federal, função que exerceu de 2006 a 2010.
Em 2013, Toninho deixou a Câmara dos Deputados e assumiu o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no governo Dilma Rousseff (PT). No pleito de 2014, após deixar o MAPA, ele foi eleito vice-governador de Minas, na chapa do candidato a governador Fernando Pimentel (PT), conquistando mais de 5 milhões de votos.
O cerimonial de despedida de Antônio Andrade, que foi velado desde a noite de ontem na Câmara Municipal de Vazante, contou com as presenças de deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, familiares, amigos, admiradores, autoridades e lideranças políticas do Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e várias regiões do estado.
No meio desta tarde, foi celebrada a missa de corpo presente no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, que teve início às 14 horas, e também contou com a presença de um público expressivo.
O ex-vice-governador foi sepultado no Cemitério Municipal Campo da Esperança, onde recebeu homenagem da Loja Maçônica Nova Luz Vazantina e centenas de pessoas acompanharam o seu funeral.
Em entrevista ao site de notícias Correio Regional, o prefeito de Vazante, Gabriel Rosa, manifestou seus sentimentos pelo falecimento de Antônio Andrade e enalteceu sua atuação política e seu trabalho incansável para o desenvolvimento do município.
Fonte e Créditos: VZ1