A partir desta sexta-feira dia 16 de agosto, tem início a campanha eleitoral para prefeito, vice e vereadores nas eleições que acontecerão em outubro próximo.
Serão cerca de 50 dias até o domingo do dia 6 de outubro, de intensa campanha envolverá candidatos a vereador, prefeito e vice, pedindo o voto nos meios disponíveis e autorizados pela Justiça Eleitoral.
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. Nos jornais locais, as propagandas começam a partir da edição do próximo sábado, dia 17.
A internet e suas redes sociais deverá ser o grande palco onde irão atuar os candidatos. Mas, a Justiça Eleitoral está atenta e com normas e regras rígidas para evitar o desrespeito aos candidatos. “Segundo a norma, a propaganda eleitoral na internet será permitida a partir do dia 16 de agosto, sendo livre a manifestação de pensamento por meio da web. Contudo, poderá ser objeto de limitação se ofender a honra ou a imagem de candidatas e candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias, ou ainda se ou divulgar fatos sabidamente inverídicos”, consta no site do Tribunal Superior Eleitoral-TSE.
A Justiça Eleitoral também vai estar atenta às Fake News, uma vez que consta na lei que “não é permitido difundir dados falsos, notícias fraudulentas ou informações gravemente descontextualizadas, ainda que benéficas à autora ou ao autor da publicação. Eventuais condutas que violem essas regras poderão ser objeto de ação que apure a prática de abuso de poder”.