Tentativas de golpes envolvendo dados de pacientes em hospitais têm assustado familiares de todo o Brasil. A prática é a mesma: o criminoso se passa por um médico alegando que o paciente precisa com urgência de um medicamento ou procedimento e, para isso, o familiar deve fazer um pagamento.
Em Patos de Minas, um caso semelhante foi registrado. O irmão de um paciente, que está sob cuidados médicos no Hospital Vera Cruz, relatou que recebeu uma ligação de um suposto médico, pedindo que fosse depositado o valor de R$ 4.955,00 para realização de exames.
A alegação era que o paciente estava com o sangue contaminado e precisava fazer exames na medula com urgência para detecção de câncer. Além disso, disse que as visitas ao paciente estavam suspensas naquele momento.
O número do telefone do suposto médico tinha o código de área (32), levantando suspeitas sobre a situação.
Após conversar com familiares, o irmão do paciente procurou a unidade hospitalar para saber mais informações. Entretanto, ele foi informado que o hospital não havia solicitado nenhum depósito para a realização de exames.
Ao confirmar a tentativa de golpe, ele ligou para os familiares e os tranquilizou. O paciente é morador de Paracatu, mas tem familiares em Vazante, onde também residiu. Para resguardar a privacidade, sua identidade não foi divulgada.
A prática do uso de dados de pacientes internados por criminosos não é recente. Uma rápida pesquisa na internet pode revelar vários outros casos são registados no País. Por essa razão, as famílias devem ficar atentas a esse tipo de golpe.
Fonte: Rádio Montanheza