(Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Um protótipo visto pela primeira vez em todo o mundo foi lançado na quarta-feira (19) em Araxá, no Alto Paranaíba. Um ônibus elétrico que usa bateria de íons de lítio com nióbio foi desenvolvido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Segundo as empresas desenvolvedoras, o que torna o modelo tão único é a velocidade de recarga. A bateria de lítio com nióbio permite que o carregamento seja feito em até 10 minutos.
Além disso, ela garante mais segurança e vida útil que pode ser até três vezes superior em comparação às baterias convencionais. Ao todo, o ônibus pode andar 60 quilômetros até que uma nova recarga seja feita, conforme os fabricantes.
Somente após todos os testes é que os passos para o lançamento do ônibus elétrico serão definidos. Por outro lado, a expectativa é que a bateria com nióbio esteja disponível no mercado em 2025.
"Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, afirmou o CEO da CBMM, Ricardo Lima.
Ainda segundo os fabricantes, a tecnologia será aplicada em uma operação real da CBMM, em que o ônibus vai fazer parte de uma frota real e com recarga no início e fim do expediente.
Fonte: G1