O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última quarta-feira (21/02), a situação de emergência em seis cidades de Minas Gerais afetadas por desastres, entre elas está Presidente Olegário.
Com a medida, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas e de água potável e aluguel de caminhões-pipa.
Estão na lista as cidades de Presidente Olegário, Divino, Capinópolis e Campanário, castigadas por fortes chuvas, e Wenceslau Braz, atingida por enxurradas.
Em Presidente Olegário, a situação mais grave é a condição das estradas rurais. Em janeiro, o Córrego da Tapera transbordou e danificou uma ponte que dá acesso ao Povoado de Andrequicé.
De acordo com o sargento Amaral, responsável pela Defesa Civil de Presidente Olegário, com o reconhecimento de situação de emergência no município, Presidente Olegário pode requere recursos junto ao governo federal. “Agora Presidente Olegário está apto para receber recursos federais” destacou sargento Amaral.
No momento, 203 municípios em Minas Gerais estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente.
Fonte: PO Notícias