Mais de 300 pneus importados e vendidos ilegalmente foram apreendidos em uma borracharia em Araguari. Durante a operação, duas pessoas ligadas ao produto foram presas e uma carreta com placa do Paraguai foi apreendida.
A ação foi realizada pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal nos dias 13 e 14 de fevereiro. A Polícia Militar (PM) e o Exército também participaram.
Segundo a Receita Federal, os envolvidos serão multados e se tornarão alvos de representação fiscal, respondendo criminalmente. Os dois presos foram levados para a Polícia Federal em Uberlândia.
Prejuízo ao consumidor
A operação foi montada após denúncia anônima recebida pela PM de que no estabelecimento eram vendidos pneus importados de forma ilegal.
De acordo com a Receita Federal, em casos assim empresários e consumidores são prejudicados. Os donos de outras empresas que atuam regularmente ficam no prejuízo devido à concorrência desleal.
Já os consumidores são colocados em risco, pois o produto não passa pelo controle de qualidade e certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fonte: G1