Brasil
Publicada em 31/01/24 às 08:01h
Alta no número de casos de dengue e chikungunya: saiba como diferenciar os sintomas das doenças

Boa Nova FM

A Secretaria de Saúde de Minas decretou situação de emergência devido ao aumento de casos da dengue que deve ultrapassar 400 mil casos nos próximos meses. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela pasta nessa segunda-feira (29) foram registrados 23.389 casos de dengue e uma morte confirmada no estado. O número de casos mais que dobrou em uma semana. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, Brasil deve alcançar cinco milhões de casos de dengue somente neste ano.

O total de registros de chikungunya também chama a atenção, 6.206 casos. Uma morte pela doença foi confirmada.

O infectologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Unaí Tupinambás, alerta que os sintomas das duas doenças são parecidos.

‘Os sintomas mais comuns das arboviroses febre e dor de cabeça. No caso da dengue tem a dor atrás dos olhos e a dor nas pernas. No caso da chikungunya, além da febre e da dor de cabeça, a pessoa pode ter dor nas juntas, nas articulações’, detalha.

Segundo o especialista, as pessoas com alguma comorbidade, como hipertensão grave, diabetes, obesidade ou idosos com idade acima de 60 anos e bebês com idade abaixo dos dois anos têm mais chances de evoluir para formas mais graves das doenças.

Por isso, em caso de identificação dos sintomas, devem procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Já as pessoas mais jovens e sem comorbidades, não precisam procurar o atendimento médico de imediato. Mas devem ficar atentas à evolução dos sintomas.

Fonte: Rádio Itatiaia 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Alvorada Sertaneja com Tatiane Cardoso
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados