Brasil
Publicada em 27/07/20 às 12:19h
Reino Unido confirma primeiro caso de gato infectado com Covid-19

Boa Nova FM

 (Foto: Roland Kays/North Carolina State Univers)
Gatos também podem ser infectados pelo novo coronavírusFoto: Roland Kays/North Carolina State Univers

A diretora veterinária do Reino Unido, Christine Middlemiss, confirmou, nesta segunda (27), o primeiro caso confirmado no país do novo coronavírus coronavírus em um gato doméstico.

"Este é um evento muito raro com detecção de animais infectados, até o momento demonstrando apenas sinais clínicos leves, e se recuperando dentro de alguns dias", disse Christine.

O anúncio do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) foi feito após a confirmação através de testes laboratoriais com amostras do gato coletadas no último dia 22 em um laboratório da Agência de Saúde Animal e Vegetal (APHA), na cidade de Weybridge.

Apesar da confirmação, o governo britânico alerta que não há evidências claras que sugiram que o gato possa transmitir o vírus. "Não há evidências que sugiram que os animais transmitam diretamente o vírus aos seres humanos. Continuaremos a monitorar essa situação de perto e atualizaremos nossas orientações para os donos de animais, caso a situação mude", acrescentou a diretora.

A hipótese do governo vai justamente na direção contrária. "Todas as evidências disponíveis sugerem que o gato contraiu o coronavírus de seus proprietários que haviam testado positivo  anteriormente para Covid-19", afirmou o governo em nota. O gato e seus donos já se recuperaram da doença, e não houve transmissão para outros animais ou pessoas da casa.

O gato foi inicialmente diagnosticado por um veterinário particular com herpes felina, uma infecção respiratória comum para animais. Porém, as amostras do gato testaram positivo para o novo coronavírus, como parte de um programa de pesquisa. A contraprova feita pelo governo confirmou o diagnóstico de Covid-19.

A orientação atual da agência de Saúde Pública do Reino Unido é para que as pessoas sigam lavando as mãos regularmente antes e depois de ter contato com seus animais domésticos. "Este é o primeiro caso de um gato doméstico com teste positivo para COVID-19 no Reino Unido, mas não deve ser motivo de alarme", afirmou a diretora médica da agência, Yvonne Doyle.

O Reino Unido reportou o caso à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Ao redor do mundo já foram confirmados poucos casos de animais infectados com Covid-19 na Europa, América do Norte e Ásia.


Fonte: CNN Brasil 


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



A VOZ DO BRASIL com A VOZ DO BRASIL
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados