Brasil
Publicada em 25/07/20 às 08:57h
Esgoto de BH indica que cerca de 20% da população pode ter tido coronavírus

Boa Nova FM

 (Foto: Internet)
Pela segunda semana seguida, o projeto-piloto que monitora a presença do coronavírus no esgoto de Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, indicou que aproximadamente 500 mil pessoas foram infectadas na capital mineira, ou seja, cerca de 20% da população. Oficialmente, são 16.670 casos confirmados - cerca de 32 vezes menos que a estimativa.

O Boletim de Acompanhamento nº 8, divulgado nesta sexta-feira (24), também apontou, pela sexta semana consecutiva, que 100% das amostras de esgoto testaram positivo para o novo coronavírus na bacia do ribeirão Arrudas e nas últimas oito semanas de monitoramento na bacia do Onça. Esses resultados indicam a presença e persistência do vírus no esgoto de todas as regiões/bairros que compreendem as sub-bacias de esgotamento monitoradas na semana epidemiológica 29 (13 a 17/07)”, apontam os pesquisadores.

Platô

O estudo indicou também que, considerando os resultados obtidos nas últimas semanas, há grande possibilidade de termos atingido o platô superior da curva epidêmica, ou seja, uma estabilização do número de casos por dia ou semana.

"Considerando que o número de casos de Covid-19 confirmados acumulados reportados pela PBH no dia 16/07 foi inferior a 14 mil pessoas, a estimativa do número de pessoas infectadas a partir das concentrações virais determinadas no esgoto foi cerca de 35 vezes mais elevada (nas semanas epidemiológicas 28 e 29) que os casos confirmados pelos testes clínicos acumulados desde março de 2020", constou.

Conforme o boletim, os dados apresentados sugerem tendência de agravamento da pandemia em Belo Horizonte nas últimas semanas e que medidas de prevenção e controle para redução da disseminação do vírus devem ser mantidas, pois podem ocorrer novos picos caso tais medidas sejam flexibilizadas.

Projeto

O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos é realizado em 24 pontos de coleta no sistema de esgotamento sanitário de Belo Horizonte e Contagem pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG). A ação é realizada em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O trabalho é desenvolvido pelos professores Carlos Chernicharo, César Mota e Juliana Araújo, do INCT, baseado em estudos recém-publicados pela revista Lancet Gastroenterol Hepatol. Um levantamento realizado em Amsterdã, na Holanda, mostrou que pacientes com a coronavírus apresentaram em suas fezes o RNA do Sars-CoV-2, causador da doença.

As amostras são analisadas no laboratório de microbiologia do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Por O Tempo




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:



Alvorada Sertaneja com Sandro Silva
    
    








Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Boa Nova FM - Todos os direitos reservados